Por Que O Estômago Faz Barulho?

Reza May 29, 2021
O que pode ser Dor no estômago, enjoo e queimação? YouTube

De vez em quando, ouvimos um som estranho vindo do nosso estômago, como se fosse uma espécie de “ronco”. Muitas pessoas chamam esse som de “barriga roncando” ou “fome”. Mas, na verdade, esse barulho não tem nada a ver com fome e pode acontecer mesmo se você acabou de comer.

O que é o som do estômago?

O som que ouvimos vindo do estômago é chamado de “borborigmo”. Esse som é causado pelo movimento dos gases e líquidos no trato gastrointestinal. O estômago e os intestinos são revestidos por músculos que se contraem para empurrar o alimento através do sistema digestivo. Esses movimentos musculares também empurram o ar e os líquidos, o que causa o som do borborigmo.

Por que o estômago faz barulho?

Existem várias razões pelas quais o estômago pode fazer barulho:

  • Fome: Quando o estômago está vazio, não há comida para absorver o som do borborigmo, o que torna o som mais alto e mais fácil de ouvir.
  • Indigestão: A indigestão pode fazer com que o estômago produza mais gases, o que pode aumentar o som do borborigmo.
  • Nervosismo ou ansiedade: O sistema nervoso pode afetar o movimento dos músculos no trato gastrointestinal, o que pode causar mais borborigmo quando você está nervoso ou ansioso.
  • Comida: Alguns alimentos são mais propensos a causar borborigmo do que outros. Por exemplo, alimentos ricos em fibras, como brócolis e feijão, podem causar mais borborigmo.

É normal o estômago fazer barulho?

Sim, é perfeitamente normal o estômago fazer barulho de vez em quando. Na verdade, todo mundo experimenta isso em algum momento. Mas se você está experimentando borborigmo com frequência ou se está acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal ou diarreia, é importante conversar com um médico.

Como posso reduzir o borborigmo?

Embora o borborigmo seja normal, pode ser embaraçoso, especialmente em situações sociais. Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir o borborigmo:

  • Coma devagar: Comer devagar pode ajudar a reduzir a quantidade de ar que você engole enquanto come.
  • Evite alimentos que causam gás: Alguns alimentos são mais propensos a causar borborigmo e gases, como feijão e brócolis. Tente evitar esses alimentos ou reduzir a quantidade que você come.
  • Beber água: Beber água pode ajudar a diluir os ácidos estomacais e reduzir o borborigmo.
  • Pratique exercícios físicos: O exercício físico pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir o borborigmo.

Conclusão

O borborigmo é um som normal que ocorre quando os líquidos e gases se movem pelo trato gastrointestinal. Embora possa ser embaraçoso, é perfeitamente normal e não há motivo para se preocupar, a menos que esteja acompanhado de outros sintomas. Comer devagar, evitar alimentos que causam gases, beber água e praticar exercícios físicos podem ajudar a reduzir o borborigmo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O borborigmo é um sinal de fome?

Nem sempre. Embora a fome possa fazer com que o som do borborigmo seja mais alto e mais fácil de ouvir, o borborigmo pode ocorrer mesmo se você acabou de comer.

2. O borborigmo é um sintoma de problemas de saúde?

Não necessariamente. O borborigmo é um som normal que ocorre quando os líquidos e gases se movem pelo trato gastrointestinal. Mas se você está experimentando borborigmo com frequência ou se está acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal ou diarreia, é importante conversar com um médico.

3. O borborigmo pode ser doloroso?

Não, o borborigmo em si não é doloroso. Mas se você estiver experimentando dor abdominal ou outros sintomas, é importante conversar com um médico para determinar a causa.

Related video of porque o estomago faz barulho

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait