Porque O Espírito Santo Desceu No Dia De Pentecostes

Reza September 26, 2021
Pentecost Catholic & Religion Pinterest

O dia de Pentecostes é um evento importante para os cristãos, pois é quando a descida do Espírito Santo foi manifestada pela primeira vez. Este evento é relatado no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Mas por que o Espírito Santo escolheu esse dia em particular para descer? Vamos explorar algumas possibilidades.

Contexto histórico e religioso

Pentecostes é uma festa judaica que ocorre 50 dias após a Páscoa. Era uma das três festas anuais em que os judeus eram obrigados a ir a Jerusalém para prestar homenagem a Deus no Templo. O nome “Pentecostes” vem do grego pentekostē, que significa “quinquagésimo”, referindo-se aos 50 dias após a Páscoa.

No contexto religioso, Pentecostes era originalmente uma celebração da colheita. Mas, com o tempo, tornou-se também uma celebração da entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai. De acordo com a tradição judaica, a Lei foi dada no Monte Sinai no mesmo dia em que Pentecostes era celebrado.

Portanto, é possível que o Espírito Santo tenha escolhido esse dia para descer porque havia uma grande multidão de judeus em Jerusalém para a celebração de Pentecostes. Isso teria permitido que o Espírito Santo fosse testemunhado por um grande número de pessoas, incluindo muitos judeus devotos que poderiam ser levados a crer em Jesus Cristo.

O cumprimento das Escrituras

Outra possível razão para a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é que isso cumpriu uma profecia do Antigo Testamento. Em Joel 2:28-32, está escrito:

E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão sonhos, e vossos jovens terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

Essa profecia fala da descida do Espírito Santo sobre toda a carne, e de como isso seria um sinal do grande e terrível dia do Senhor. É possível que o Espírito Santo tenha escolhido o dia de Pentecostes para descer porque isso cumpriu essa profecia, e permitiu que os apóstolos e outros crentes testemunhassem a manifestação do Espírito Santo de acordo com as Escrituras.

For more information, please click the button below.

O início da igreja cristã

Uma terceira possível razão para a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é que isso marcou o início da igreja cristã. Antes da descida do Espírito Santo, os discípulos de Jesus estavam reunidos em um quarto superior, incertos do que fazer a seguir. Mas quando o Espírito Santo desceu sobre eles, eles foram capacitados a pregar o evangelho de Jesus Cristo com grande poder e convicção.

De fato, depois que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, o número de cristãos cresceu rapidamente. No final do capítulo 2 de Atos dos Apóstolos, está escrito que cerca de 3.000 pessoas foram batizadas no mesmo dia em que o Espírito Santo desceu. Essa explosão de crescimento foi o início da igreja cristã, que se espalhou rapidamente por todo o mundo.

Conclusão

Embora não saibamos com certeza por que o Espírito Santo escolheu o dia de Pentecostes para descer, há várias possibilidades. Talvez tenha sido porque havia uma grande multidão em Jerusalém para a celebração de Pentecostes, ou talvez porque isso cumpriu uma profecia do Antigo Testamento. Ou talvez tenha sido simplesmente porque isso marcou o início da igreja cristã.

Independentemente da razão, a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi um evento transformador na história da igreja cristã. Foi o momento em que os discípulos de Jesus foram capacitados a pregar o evangelho com grande poder e convicção, e o início de um movimento que mudou o mundo para sempre.

FAQs

1. O que é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, junto com Deus Pai e Deus Filho. Ele é frequentemente descrito como o Consolador, aquele que guia e capacita os cristãos a viverem vidas santas.

2. Por que o dia de Pentecostes é importante para os cristãos?

O dia de Pentecostes é importante para os cristãos porque é quando a descida do Espírito Santo foi manifestada pela primeira vez. Esse evento marcou o início da igreja cristã, e permitiu que os discípulos de Jesus pregassem o evangelho com grande poder e convicção.

3. Qual é a relação entre Pentecostes e a entrega da Lei a Moisés?

Pentecostes era originalmente uma celebração da colheita, mas com o tempo tornou-se também uma celebração da entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai. De acordo com a tradição judaica, a Lei foi dada no Monte Sinai no mesmo dia em que Pentecostes era celebrado.

Related video of porque o espírito santo desceu no dia de pentecostes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait