Por Que Júlio Prestes Não Assumiu A Presidência?

Reza June 14, 2021
Julio Prestes

Júlio Prestes foi eleito presidente do Brasil em 1930, mas nunca assumiu o cargo. Em vez disso, seu rival político, Getúlio Vargas, assumiu o poder em um golpe de estado. A seguir, discutiremos as razões pelas quais Júlio Prestes não assumiu a presidência do Brasil.

A Eleição de 1930

A eleição presidencial de 1930 foi bastante controversa. Júlio Prestes, um político paulista, foi escolhido como candidato pelo Partido Republicano Paulista (PRP). Seu principal oponente era Getúlio Vargas, do Rio Grande do Sul, que concorria pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR).

A campanha eleitoral foi marcada por acusações de corrupção e fraude eleitoral. Vargas acusou Júlio Prestes de ter comprado votos e de ter contado com a ajuda do governo federal para vencer a eleição. Por sua vez, Júlio Prestes negou todas as acusações e afirmou que sua vitória foi legítima.

No final, Júlio Prestes venceu a eleição com uma grande vantagem sobre Vargas. Ele obteve 1.091.709 votos contra 742.794 votos de Vargas.

O Golpe de 1930

No entanto, a vitória de Júlio Prestes não foi aceita por todos. No dia 3 de outubro de 1930, um grupo de militares liderados pelo general Isidoro Dias Lopes iniciou um levante contra o governo federal. O objetivo do levante era impedir a posse de Júlio Prestes e colocar Getúlio Vargas no poder.

O levante foi apoiado por políticos dissidentes, como o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, e o líder da Aliança Liberal, Ministro João Pessoa. A Aliança Liberal era uma coalizão de partidos políticos que se opunha ao governo federal e que havia apoiado a candidatura de Getúlio Vargas.

For more information, please click the button below.

Os rebeldes tomaram o controle de algumas cidades e estados, como o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Eles também receberam o apoio de outras unidades militares, como a Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro.

Diante da ameaça, Júlio Prestes declarou estado de sítio e ordenou a mobilização das tropas federais. Ele também pediu ajuda ao governador de São Paulo, Júlio Prestes, para que enviasse tropas para o Rio de Janeiro.

No entanto, as tropas federais não conseguiram conter a rebelião. Em 24 de outubro de 1930, o presidente Washington Luís foi deposto pelos rebeldes e preso no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

A Ascensão de Getúlio Vargas

Com a queda de Washington Luís, Júlio Prestes não pôde assumir a presidência. Em vez disso, foi criada uma junta governativa provisória, composta por três membros: o general Augusto Tasso Fragoso, o almirante Isaías de Noronha e o marechal Mena Barreto.

No entanto, a junta governativa não durou muito tempo. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas foi nomeado chefe do governo provisório. Ele assumiu o poder com amplos poderes executivos e legislativos e governou o país por 15 anos, até 1945.

Conclusão

Em resumo, Júlio Prestes não assumiu a presidência em 1930 porque sua vitória nas eleições foi contestada por seus oponentes políticos. Isso levou a um golpe de estado liderado por militares e políticos dissidentes, que depuseram o presidente Washington Luís e impediram que Júlio Prestes assumisse o cargo. Em vez disso, Getúlio Vargas foi nomeado chefe do governo provisório e governou o país por 15 anos.

FAQs

1. Júlio Prestes foi um presidente legítimo?

Embora Júlio Prestes tenha sido eleito de forma legítima, sua vitória foi contestada por seus oponentes políticos, que acusaram-no de corrupção e fraude eleitoral. Portanto, sua legitimidade como presidente é questionável.

2. O que aconteceu com Júlio Prestes após o golpe?

Após o golpe de 1930, Júlio Prestes se retirou da política e voltou a trabalhar como advogado. Ele morreu em 1946, aos 64 anos de idade.

3. Qual foi o legado de Getúlio Vargas?

O legado de Getúlio Vargas é controverso. Ele é lembrado por suas políticas trabalhistas e sociais, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a fundação da Previdência Social. No entanto, ele também é criticado por ter governado com mão de ferro, ter suprimido a liberdade de imprensa e ter criado um culto à personalidade em torno de sua figura.

Related video of porque júlio prestes não assumiu a presidência

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait