Por Que Cobrir Os Santos Na Quaresma?

Reza December 23, 2021
Por que cobrimos as imagens sacras na Quaresma? YouTube
A Quaresma é um período de reflexão e penitência que precede a Páscoa. Durante esses 40 dias, os fiéis são convidados a se afastar do pecado e se aproximar de Deus através da oração, do jejum e da caridade. Uma das tradições da Quaresma é a prática de cobrir as imagens dos santos nas igrejas. Mas por que isso é feito?

Origem da tradição

A tradição de cobrir as imagens dos santos na Quaresma tem origem na Idade Média, quando as igrejas eram decoradas com imagens e símbolos religiosos. Durante a Quaresma, essas imagens eram cobertas com tecidos roxos ou pretos como sinal de luto e penitência. A intenção era lembrar aos fiéis que a Quaresma é um período de renúncia e sacrifício em preparação para a celebração da ressurreição de Jesus na Páscoa.

Significado da tradição

Cobrir as imagens dos santos na Quaresma tem vários significados simbólicos. Alguns deles são: – Luto: A cor roxa ou preta dos tecidos usados para cobrir as imagens dos santos é um sinal de luto pela morte de Jesus na cruz. A Quaresma é um tempo de reflexão sobre o sacrifício de Cristo e o sofrimento que ele suportou por nós. – Penitência: Cobrir as imagens dos santos é uma forma de lembrar aos fiéis que a Quaresma é um tempo de penitência e renúncia. É um momento para refletir sobre os nossos pecados e nos arrependermos deles, para que possamos nos aproximar de Deus com um coração puro. – Simplicidade: A Quaresma é um tempo para se despojar das coisas materiais e se concentrar no que é essencial. Cobrir as imagens dos santos é uma forma de simplificar a decoração das igrejas e lembrar aos fiéis que o mais importante é a nossa relação com Deus.

Controvérsias

Apesar de ser uma tradição antiga e amplamente praticada em muitas igrejas, cobrir as imagens dos santos na Quaresma é controverso em alguns círculos religiosos. Alguns argumentam que isso é uma forma de negar a importância dos santos na vida dos fiéis e que a Quaresma não deve ser um tempo para se afastar dos modelos de santidade que a Igreja oferece. Outros argumentam que a tradição pode ser vista como uma forma de legalismo, ou seja, uma ênfase exagerada nas regras e ritos em detrimento do espírito da fé. Eles argumentam que a Quaresma deve ser um tempo para se aproximar de Deus de forma pessoal e significativa, e que a cobertura das imagens dos santos não é necessária para isso.

Conclusão

Cobrir as imagens dos santos na Quaresma é uma tradição antiga e significativa que tem vários significados simbólicos. É uma forma de lembrar aos fiéis que a Quaresma é um tempo de renúncia, penitência e simplicidade em preparação para a celebração da Páscoa. Embora seja controverso em alguns círculos religiosos, a tradição continua a ser praticada em muitas igrejas em todo o mundo.

FAQs

1. Cobrir as imagens dos santos é uma prática obrigatória durante a Quaresma?

Não. Cobrir as imagens dos santos é uma tradição da Igreja, mas não é uma prática obrigatória durante a Quaresma. Cada paróquia pode decidir se deseja ou não seguir essa tradição.

2. Por que as imagens dos santos são cobertas com tecidos roxos ou pretos?

As cores roxa e preta são tradicionalmente associadas ao luto e à penitência na Igreja. Elas são usadas para lembrar aos fiéis que a Quaresma é um tempo de reflexão sobre o sofrimento e sacrifício de Jesus na cruz.

For more information, please click the button below.

3. A cobertura das imagens dos santos na Quaresma é uma forma de negar sua importância na fé católica?

Não necessariamente. Cobrir as imagens dos santos é uma tradição simbólica que tem vários significados, mas não é uma negação da importância dos santos na vida dos fiéis. A Igreja Católica valoriza a intercessão dos santos e os considera modelos de santidade para os fiéis.

Related video of porque cobrir os santos na quaresma

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait