Por Onde As Tartarugas Respiram

Reza January 27, 2022
Como as tartaturgas respiram embaixo d'água? eHow Brasil

Introdução

As tartarugas são animais fascinantes que habitam tanto a água quanto a terra. Elas pertencem à classe dos répteis e possuem características únicas, como a carapaça óssea que protege o seu corpo. Mas uma das questões mais comuns sobre esses animais é: por onde as tartarugas respiram?

Respiração em tartarugas aquáticas

As tartarugas aquáticas, como as tartarugas marinhas e as tartarugas de água doce, respiram por meio de suas narinas. Elas possuem duas narinas localizadas na parte superior da cabeça, que se conectam com seus pulmões. Quando estão embaixo d’água, as narinas são fechadas e as tartarugas utilizam o oxigênio armazenado nos seus pulmões. No entanto, as tartarugas aquáticas também possuem uma capacidade única de respirar através de sua cloaca. A cloaca é um orifício localizado na parte inferior do corpo das tartarugas e é responsável pela eliminação de resíduos. Mas, em algumas espécies de tartarugas aquáticas, a cloaca também pode ser utilizada para a respiração. Isso ocorre porque essas tartarugas possuem uma grande quantidade de vasos sanguíneos na cloaca, que permitem a absorção de oxigênio da água.

Respiração em tartarugas terrestres

As tartarugas terrestres, como as tartarugas terrestres sul-americanas e as tartarugas terrestres africanas, possuem um sistema respiratório diferente das tartarugas aquáticas. Elas possuem pulmões mais desenvolvidos e utilizam apenas suas narinas para respirar. Além disso, as tartarugas terrestres possuem um mecanismo que lhes permite armazenar ar em seus pulmões durante períodos de estresse ou hibernação. Isso ajuda a garantir que elas tenham oxigênio suficiente para sobreviver durante esses períodos de tempo sem respirar.

Conclusão

Em resumo, as tartarugas aquáticas respiram tanto pelas narinas quanto pela cloaca, enquanto as tartarugas terrestres respiram apenas pelas narinas. Essa é uma das muitas adaptações que as tartarugas desenvolveram ao longo do tempo para sobreviver em seus diferentes habitats.

FAQs

1. As tartarugas podem respirar debaixo d’água?

Sim, as tartarugas aquáticas podem respirar debaixo d’água através do oxigênio armazenado em seus pulmões.

2. Como as tartarugas podem respirar através da cloaca?

Algumas espécies de tartarugas aquáticas possuem uma grande quantidade de vasos sanguíneos na cloaca, o que permite a absorção de oxigênio da água.

For more information, please click the button below.

3. As tartarugas terrestres também podem respirar através da cloaca?

Não, as tartarugas terrestres não possuem essa adaptação e respiram apenas pelas narinas.

Related video of por onde as tartarugas respiram

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait