Poemas Usados Em Brincadeiras Cantadas

Reza May 2, 2021
Aprender Brincando Folclore Cantigas de Roda Cantigas de roda

Os poemas são uma forma de expressão artística que tem sido utilizada ao longo dos séculos para transmitir ideias, emoções e sentimentos. Além disso, eles também têm sido uma fonte de inspiração para músicas e brincadeiras cantadas.

O que são brincadeiras cantadas?

As brincadeiras cantadas são uma forma de atividade lúdica que envolve a música e a dança. Elas são muito populares entre as crianças e podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo. Essas brincadeiras geralmente envolvem a repetição de uma música enquanto se realizam movimentos específicos.

Como os poemas são utilizados em brincadeiras cantadas?

Os poemas são frequentemente utilizados como base para as letras das músicas que acompanham as brincadeiras cantadas. Eles são adaptados para que possam ser cantados e dançados pelas crianças. Além disso, muitas vezes são adicionadas rimas e outras brincadeiras com as palavras para tornar a música mais divertida.

Exemplos de poemas usados em brincadeiras cantadas

Existem muitos poemas que são utilizados em brincadeiras cantadas em diferentes partes do mundo. A seguir, alguns exemplos:

Atirei o pau no gato

Atirei o pau no gato
Mas o gato não morreu
Dona Chica admirou-se
Do berro que o gato deu
Miau!

Essa brincadeira cantada é muito popular no Brasil e é uma das preferidas das crianças. Ela é geralmente acompanhada de gestos que imitam o ato de jogar o pau no gato.

For more information, please click the button below.

La víbora de la mar

La víbora de la mar,
de la mar,
por aquí puede pasar,
puede pasar,
si a mí me dan la mano,
la víbora no picará,
no picará.
La víbora de la mar
de la mar
de San Juan soy yo.

Essa brincadeira cantada é muito popular na Espanha e em outros países de língua espanhola. Ela é acompanhada de uma dança em que as pessoas se unem em um círculo e tentam evitar serem tocadas pela pessoa que está no centro, que representa a “víbora”.

Ring Around the Rosie

Ring around the rosie,
A pocket full of posies,
Ashes, ashes,
We all fall down.

Essa brincadeira cantada é muito popular nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ela é acompanhada de uma dança em que as crianças se unem em um círculo e giram enquanto cantam a música. No final, elas se jogam no chão.

Por que as brincadeiras cantadas são importantes?

As brincadeiras cantadas são importantes porque ajudam a desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas nas crianças. Elas também ajudam a promover a criatividade e a imaginação, além de serem uma fonte de diversão e entretenimento.

Como as brincadeiras cantadas podem ser incluídas na educação infantil?

As brincadeiras cantadas podem ser incluídas na educação infantil de diversas maneiras. Uma forma é através da realização de atividades em grupo em sala de aula, em que as crianças possam cantar e dançar juntas. Outra forma é através da utilização de músicas e poemas para ensinar habilidades como a alfabetização e a contagem.

Quais são os benefícios das brincadeiras cantadas para as crianças?

As brincadeiras cantadas trazem diversos benefícios para as crianças, como:

  • Desenvolvimento das habilidades motoras;
  • Promoção da criatividade e da imaginação;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Estímulo do trabalho em equipe;
  • Promoção da socialização e da interação entre as crianças;
  • Desenvolvimento da memória e da capacidade de concentração.

Conclusão

As brincadeiras cantadas são uma atividade lúdica muito importante para o desenvolvimento das crianças. Elas ajudam a promover a criatividade, a imaginação, a coordenação motora e a socialização entre os pequenos. Além disso, os poemas são uma fonte de inspiração para as letras das músicas que acompanham as brincadeiras cantadas, tornando-as ainda mais divertidas.

FAQs

1. Quais são os países em que as brincadeiras cantadas são mais populares?

As brincadeiras cantadas são populares em diversos países ao redor do mundo, como Brasil, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, México, entre outros.

2. As brincadeiras cantadas são indicadas para que faixa etária?

As brincadeiras cantadas são indicadas para crianças de todas as idades, desde bebês até adolescentes.

3. Como os poemas podem ser utilizados em outras atividades além das brincadeiras cantadas?

Os poemas podem ser utilizados em diversas atividades, como aulas de literatura, dramatizações, apresentações teatrais, entre outras.

Related video of poemas usados em brincadeiras cantadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait