Poemas Do Dia Da Consciência Negra

Reza December 13, 2021
22 Frases sobre o Dia Nacional da Consciência Negra Reflexão do Dia

O Dia da Consciência Negra é uma data muito importante no Brasil, pois celebra a luta e a resistência do povo negro contra a opressão e o preconceito. E uma maneira de homenagear essa luta é através da literatura, em especial da poesia. Neste artigo, vamos falar sobre os poemas do Dia da Consciência Negra.

O que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em todo o Brasil. Ele foi criado em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Brasil no século XVII. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 e se tornou um símbolo da luta pela liberdade e igualdade racial.

O que são poemas do Dia da Consciência Negra?

Os poemas do Dia da Consciência Negra são obras literárias que abordam a luta, a resistência e a história do povo negro no Brasil e no mundo. Eles podem ser escritos por autores negros ou brancos e são uma forma de homenagear a cultura e a história afro-brasileira.

Quais são os principais poetas do Dia da Consciência Negra?

Há muitos poetas de destaque que escrevem sobre a cultura e a história afro-brasileira. Alguns dos principais são:

  • Conceição Evaristo
  • Machado de Assis
  • Cruz e Sousa
  • Solano Trindade
  • Adão Ventura
  • Elisa Lucinda
  • Miriam Alves

Quais são os temas abordados nos poemas do Dia da Consciência Negra?

Os poemas do Dia da Consciência Negra abordam uma ampla variedade de temas, como:

  • A luta contra a escravidão
  • A resistência do povo negro
  • A cultura afro-brasileira
  • O racismo e o preconceito
  • A importância da diversidade e da inclusão
  • A celebração da história e da identidade negra

Exemplos de poemas do Dia da Consciência Negra

Poema “Mulher Negra” de Elisa Lucinda

“Que mulher negra sou eu? Sou a que não se sente vencida, a que nunca desiste, a que tropeça e logo se recompõe, a que grita quando o silêncio é mais conveniente, a que faz das tripas coração.”

For more information, please click the button below.

Poema “Aos pés do meu ídolo Zumbi” de Solano Trindade

“Aos pés do meu ídolo Zumbi, eu sinto a força que ele teve, eu sinto a coragem que ele deu, eu sinto a liberdade que ele viveu.”

Poema “Um negro” de Machado de Assis

“Um negro mais, um menos, que importa isso? O sol ao nascer afaga a flor e a urtiga E tanto pode ser o pó da terra Aquele a quem chamamos rei da terra.”

Conclusão

O Dia da Consciência Negra é uma data importante para celebrar a luta e a resistência do povo negro contra a opressão e o preconceito. Os poemas do Dia da Consciência Negra são uma forma de homenagear a cultura e a história afro-brasileira e de dar voz àqueles que lutaram e lutam por um mundo mais igualitário e justo.

FAQs

1. Qual é a importância dos poemas do Dia da Consciência Negra?

Os poemas do Dia da Consciência Negra são importantes porque ajudam a dar visibilidade à cultura e à história afro-brasileira e a dar voz aos que lutam contra a opressão e o preconceito. Eles são uma forma de celebrar a diversidade e a inclusão e de homenagear aqueles que lutaram e lutam por um mundo mais igualitário e justo.

2. Quais são os principais temas abordados pelos poetas do Dia da Consciência Negra?

Os poetas do Dia da Consciência Negra abordam uma ampla variedade de temas, como a luta contra a escravidão, a resistência do povo negro, a cultura afro-brasileira, o racismo e o preconceito, a importância da diversidade e da inclusão, e a celebração da história e da identidade negra.

3. Quem pode escrever poemas do Dia da Consciência Negra?

Qualquer pessoa pode escrever poemas do Dia da Consciência Negra, independentemente da sua raça ou etnia. No entanto, é importante lembrar que a voz dos poetas negros é especialmente importante nessa celebração, pois eles são aqueles que vivenciaram e vivenciam a luta e a resistência contra o racismo e a opressão.

Related video of poemas do dia da consciência negra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait