Poema De Festa Junina Com Rima

Reza May 5, 2022
Atividades para Professores Festa junina para colorir, Atividades

A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. Comemorada em todo o país, a festa junina é uma homenagem aos santos São João, São Pedro e Santo Antônio. As festividades incluem muita comida típica, danças, brincadeiras e, é claro, muita música! Neste poema, vamos explorar a alegria e a diversão que são as festas juninas.

Estrofe 1

É no mês de junho
Que a festa começa
Com bandeirinhas coloridas
Dançando na cabeça

A rima dessa estrofe é ABAB. Ela começa com uma descrição do mês de junho, quando as festas juninas acontecem. A segunda linha introduz a ideia de que a festa começa, enquanto as duas últimas linhas descrevem as decorações típicas da festa: bandeirinhas coloridas que dançam no ar.

Estrofe 2

Na roça ou na cidade
Todo mundo se diverte
Tem quadrilha e forró
E muita comida boa para comer

A rima dessa estrofe é AABB. A primeira linha apresenta a ideia de que a festa junina é celebrada tanto na cidade quanto no campo. A segunda linha afirma que todo mundo se diverte, independentemente do local. As duas últimas linhas apresentam duas das principais atividades da festa junina: dançar quadrilha e forró, além de comer muita comida típica.

Estrofe 3

Tem pé-de-moleque, paçoca
E muito quentão para beber
Tem também correio elegante
Para paquerar sem se arrepender

For more information, please click the button below.

A rima dessa estrofe é ABAB. As duas primeiras linhas descrevem algumas das comidas típicas da festa junina, como pé-de-moleque, paçoca e quentão. A terceira linha apresenta uma das brincadeiras mais populares da festa junina: o correio elegante, onde as pessoas podem enviar mensagens anônimas para seus pretendentes. A última linha sugere que a festa junina é um momento para se divertir e se apaixonar.

Estrofe 4

As crianças pulam fogueira
E acendem seus balões
Os adultos dançam e cantam
Ao som de acordeões

A rima dessa estrofe é AABB. A primeira linha descreve uma das atividades mais populares das festas juninas: pular fogueira. A segunda linha menciona outra tradição das festas juninas: acender balões. As duas últimas linhas descrevem o clima de festividade que toma conta da festa, com os adultos dançando e cantando ao som de acordeões.

Estrofe 5

A festa junina é uma alegria só
Ninguém quer sair de lá
Com tanta comida gostosa
E tanta diversão para aproveitar

A rima dessa estrofe é ABAB. A primeira linha resume o sentimento geral da festa junina: uma grande alegria. A segunda linha sugere que as pessoas não querem deixar a festa, porque há tanta coisa boa para aproveitar. As duas últimas linhas mencionam a comida e a diversão, dois dos principais atrativos da festa.

A festa junina é uma celebração muito especial no Brasil, que reúne pessoas de todas as idades e regiões. Com este poema, esperamos ter transmitido um pouco da alegria e do encanto que são as festas juninas, além de destacar algumas das tradições e atividades mais populares da festa.

1. Quais são as comidas típicas da festa junina?

Algumas das comidas típicas da festa junina incluem pé-de-moleque, paçoca, quentão, milho verde, canjica, pamonha, entre outras.

2. Quais são as brincadeiras mais populares da festa junina?

Algumas das brincadeiras mais populares da festa junina incluem pular fogueira, acender balões, dançar quadrilha, participar de correio elegante, entre outras.

3. Como as festas juninas são celebradas em diferentes regiões do Brasil?

Embora as festas juninas tenham algumas tradições e atividades em comum em todo o país, cada região do Brasil tem suas próprias particularidades e variações na forma de celebrar a festa. Por exemplo, no Nordeste, as festas juninas costumam ter uma maior influência da cultura nordestina, com destaque para o forró e as comidas típicas da região.

Related video of poema festa junina com rima

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait