Poema De Cora Coralina: Saber Viver

Reza February 18, 2022
40 frases de Cora Coralina para apreciar o dom da poetisa

Introdução

O poema “Saber Viver” da escritora goiana Cora Coralina é uma obra que nos convida a refletir sobre a importância de aproveitar cada momento da vida, saboreando suas alegrias e enfrentando seus desafios com coragem e determinação.

Contexto Histórico

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em Goiás Velho em 1889 e faleceu em 1985. Foi uma escritora brasileira autodidata e uma das mais importantes poetisas do século XX. Seu primeiro livro, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, foi lançado em 1965, quando já tinha 76 anos. Sua obra é marcada pela simplicidade e pelo lirismo, e retrata a vida cotidiana do povo goiano.

Interpretação do Poema

“Saber Viver” é um poema que nos convida a aproveitar cada momento da vida, sem perder tempo com preocupações desnecessárias ou com o passado. Cora Coralina nos diz que a vida é um presente que deve ser vivido intensamente, com todas as suas alegrias e desafios. O poema começa com a seguinte estrofe: “Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, Se não tocamos o coração das pessoas.” Nesta estrofe, a poeta nos diz que não importa se a vida é curta ou longa demais, o importante é aproveitar cada momento e fazer a diferença na vida das pessoas. Ela nos lembra que o sentido da vida está em fazer o bem ao próximo e deixar um legado positivo. Na segunda estrofe, Cora Coralina nos convida a saborear as coisas simples da vida: “As vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro. Seja gentil assim mesmo.” Nesta estrofe, a poeta nos lembra que as pessoas podem ser difíceis e que nem sempre vamos receber o reconhecimento que merecemos. No entanto, devemos ser gentis e fazer o bem, mesmo que não recebamos nada em troca. Na terceira estrofe, Cora Coralina nos convida a enfrentar as dificuldades da vida com coragem: “Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo.” Nesta estrofe, a poeta nos lembra que a vida é cheia de desafios e que devemos enfrentá-los com coragem e determinação. Devemos construir nossos sonhos, mesmo que haja pessoas que queiram nos destruir. Na quarta estrofe, Cora Coralina nos lembra que a vida é cheia de surpresas e que devemos estar preparados para as mudanças: “Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo.” Nesta estrofe, a poeta nos lembra que devemos ser felizes e fazer o bem, mesmo que as pessoas não reconheçam nossas virtudes. Devemos viver o presente e aproveitar cada momento, sem nos preocuparmos com o futuro.

Conclusão

O poema “Saber Viver” de Cora Coralina é uma obra que nos convida a refletir sobre a importância de aproveitar cada momento da vida, saboreando suas alegrias e enfrentando seus desafios com coragem e determinação. A poeta nos lembra que o sentido da vida está em fazer o bem ao próximo e deixar um legado positivo. Devemos ser gentis e fazer o bem, mesmo que não recebamos nada em troca. Devemos enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação, construindo nossos sonhos e deixando um legado positivo. Devemos ser felizes e fazer o bem, mesmo que as pessoas não reconheçam nossas virtudes.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do poema “Saber Viver”?

A mensagem principal do poema “Saber Viver” é que devemos aproveitar cada momento da vida, saboreando suas alegrias e enfrentando seus desafios com coragem e determinação. Devemos fazer o bem ao próximo e deixar um legado positivo.

2. Qual é o contexto histórico de Cora Coralina?

Cora Coralina nasceu em Goiás Velho em 1889 e faleceu em 1985. Foi uma escritora brasileira autodidata e uma das mais importantes poetisas do século XX. Sua obra é marcada pela simplicidade e pelo lirismo, e retrata a vida cotidiana do povo goiano.

For more information, please click the button below.

3. Qual é a importância da obra de Cora Coralina?

A obra de Cora Coralina é importante por retratar a vida cotidiana do povo goiano e por transmitir mensagens de amor, sabedoria e simplicidade. A poeta nos lembra que devemos aproveitar cada momento da vida, saboreando suas alegrias e enfrentando seus desafios com coragem e determinação.

Related video of poema de cora coralina saber viver

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait