Poema Cora Coralina Saber Viver

Reza April 14, 2021
Saber viver Cora Coralina Frases lição de vida, Palavras de

Introdução

O poema “Saber Viver” é um dos mais populares da escritora Cora Coralina. A autora, que nasceu em 1889 em Goiás e faleceu em 1985, é uma das mais importantes vozes femininas da literatura brasileira. Ela escreveu sobre a vida simples do interior de Goiás, sobre a natureza e sobre as pessoas que viviam em sua cidade natal. Seus poemas são caracterizados por uma linguagem simples e direta, que transmite mensagens profundas e emocionantes.

O Poema “Saber Viver”

“Não sei… se a vida é curta ou longa demais pra nós, Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colostomia é melhor que trombose… Seja um bule de chá, a mesa posta, Nossa casa. Seja apenas um grão de areia, mas seja o mais sincero possível. Porque, no final, não importa seu papel nesta vida, se você foi um bom amigo, alguém que tentou dar o melhor de si. A vida é assim: dia a dia, minuto a minuto. Ela nunca nos avisa quando virá nem quando irá embora. Por isso, viva sempre intensamente, como se fosse o último momento. O amor é a única coisa que pode permanecer para sempre. O resto é passageiro. Por isso, deixe as coisas boas entrarem em sua vida, viva intensamente cada momento e nunca perca a esperança.”

Análise do Poema

O poema “Saber Viver” é uma reflexão sobre a vida e sobre a importância das relações interpessoais. Cora Coralina começa o poema com uma dúvida: “Não sei… se a vida é curta ou longa demais pra nós”. A autora reconhece que a vida é um mistério e que não podemos controlar o tempo que temos neste mundo. No entanto, ela ressalta que o que realmente importa é o impacto que deixamos nas pessoas. “Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”. Cora Coralina destaca que muitas vezes as coisas mais simples são as mais importantes. “Muitas vezes basta ser: colostomia é melhor que trombose… Seja um bule de chá, a mesa posta, nossa casa. Seja apenas um grão de areia, mas seja o mais sincero possível”. A autora valoriza a simplicidade da vida e a importância de ser honesto e verdadeiro em todas as nossas relações. A autora também destaca a importância de viver intensamente cada momento. “Por isso, viva sempre intensamente, como se fosse o último momento”. Cora Coralina reconhece que a vida é passageira e que devemos aproveitar cada segundo dela. Ela enfatiza que o amor é a única coisa que pode permanecer para sempre e que devemos valorizar as coisas boas que entram em nossas vidas.

Conclusão

O poema “Saber Viver” é uma reflexão profunda sobre a vida e sobre a importância das relações interpessoais. Cora Coralina destaca a importância de ser honesto e verdadeiro em todas as nossas relações, de viver intensamente cada momento e de valorizar as coisas boas que entram em nossas vidas. O poema é uma mensagem positiva e inspiradora que nos lembra que a vida é um presente precioso que devemos aproveitar ao máximo.

FAQs

O que é um poema?

Um poema é uma forma de expressão literária que usa a linguagem poética para transmitir ideias, emoções e sentimentos. Geralmente, os poemas são caracterizados por uma linguagem mais elaborada e sofisticada do que a linguagem comum.

Quem foi Cora Coralina?

Cora Coralina foi uma escritora brasileira nascida em Goiás em 1889 e falecida em 1985. Ela é considerada uma das mais importantes vozes femininas da literatura brasileira e escreveu sobre a vida simples do interior de Goiás, sobre a natureza e sobre as pessoas que viviam em sua cidade natal.

For more information, please click the button below.

Qual é a mensagem do poema “Saber Viver”?

A mensagem do poema “Saber Viver” é que devemos valorizar as relações interpessoais, viver intensamente cada momento e valorizar as coisas boas que entram em nossas vidas. Cora Coralina destaca a importância de ser honesto e verdadeiro em todas as nossas relações e reconhece que o amor é a única coisa que pode permanecer para sempre.

Related video of poema cora coralina saber viver

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait