Plano De Trabalho Docente De Acordo Com A Bncc

Reza August 6, 2021
BNCC PLANO BIMESTRAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1º BIMESTRE Professora

O Plano de Trabalho Docente é um documento importante para orientar o trabalho do professor em sala de aula. Ele deve ser elaborado de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um conjunto de orientações para a educação básica no Brasil. Neste artigo, vamos explicar em detalhes como elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC.

O que é a BNCC?

A BNCC é um documento elaborado pelo Ministério da Educação que estabelece as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica. Ela é composta por um conjunto de orientações para a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de todo o país.

A BNCC foi criada com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros, independentemente de onde eles moram ou estudam. Ela é uma referência para a elaboração dos planos de ensino das escolas e dos planos de trabalho dos professores.

Como elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC?

Para elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC, é preciso seguir alguns passos importantes:

1. Conheça a BNCC

O primeiro passo para elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC é conhecer o documento em detalhes. Leia a BNCC e entenda as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

2. Defina os objetivos de aprendizagem

Com base na BNCC, defina os objetivos de aprendizagem que os seus alunos devem atingir em cada disciplina. Estabeleça metas claras e objetivas, que possam ser avaliadas ao longo do ano letivo.

For more information, please click the button below.

3. Planeje as atividades

Com base nos objetivos de aprendizagem, planeje as atividades que serão realizadas em sala de aula. Escolha metodologias que estimulem o protagonismo dos alunos e que possibilitem a construção do conhecimento de forma significativa.

4. Defina os critérios de avaliação

Defina os critérios de avaliação que serão utilizados ao longo do ano letivo. Estabeleça os indicadores de desempenho que serão utilizados para avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem.

5. Estabeleça o cronograma

Estabeleça o cronograma das atividades ao longo do ano letivo. Defina as datas de início e término de cada unidade de ensino, bem como as datas das provas e dos trabalhos.

Por que é importante elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC?

Elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC é importante por diversos motivos:

  • Permite que o professor tenha uma visão clara das competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica;
  • Ajuda o professor a planejar as atividades de forma coerente e alinhada com os objetivos de aprendizagem;
  • Facilita a avaliação do desempenho dos alunos, uma vez que os critérios de avaliação estão claramente definidos no Plano de Trabalho Docente;
  • Permite que o professor tenha uma visão clara do que será ensinado ao longo do ano letivo, o que ajuda a evitar improvisos e garantir uma educação de qualidade para os alunos.

Conclusão

Elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC é fundamental para garantir uma educação de qualidade para os alunos. Ao seguir os passos que apresentamos neste artigo, o professor poderá planejar as atividades de forma coerente e alinhada com os objetivos de aprendizagem, o que facilita a avaliação do desempenho dos alunos e garante uma educação de qualidade para todos.

FAQs

1. O que é a BNCC?

A BNCC é um documento elaborado pelo Ministério da Educação que estabelece as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

2. Por que é importante elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC?

Elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC é importante porque permite que o professor tenha uma visão clara das competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica, ajuda o professor a planejar as atividades de forma coerente e alinhada com os objetivos de aprendizagem, facilita a avaliação do desempenho dos alunos e permite que o professor tenha uma visão clara do que será ensinado ao longo do ano letivo.

3. Como elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC?

Para elaborar um Plano de Trabalho Docente de acordo com a BNCC, é preciso seguir alguns passos importantes: conheça a BNCC, defina os objetivos de aprendizagem, planeje as atividades, defina os critérios de avaliação e estabeleça o cronograma.

Related video of plano de trabalho docente de acordo com a bncc

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait