Placa Mercosul: Números E Letras

Reza March 20, 2022
Placa Mercosul será obrigatória no Brasil a partir de 31 de janeiro

A placa Mercosul é um novo modelo de placa de identificação veicular adotado no Brasil desde 2019. Ela é composta por sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números. Essa nova placa substituiu a antiga placa cinza, que estava em vigor desde 1990.

Como é a composição da placa Mercosul?

A placa Mercosul é composta por sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números. A primeira letra é sempre uma letra do alfabeto, seguida de mais duas letras e três números. A última letra pode ser tanto uma letra do alfabeto quanto um número.

Além dos caracteres alfanuméricos, a placa Mercosul também possui uma faixa azul na parte superior com o nome do país em que o veículo está registrado (Brasil, no caso), além do brasão do estado e o nome da cidade onde o veículo está registrado.

Por que foi criada a placa Mercosul?

A placa Mercosul foi criada para padronizar a identificação veicular nos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). A ideia é que, com a adoção do mesmo modelo de placa em todos os países, seja mais fácil identificar veículos que circulam entre as nações do bloco.

Além disso, a placa Mercosul também possui mais itens de segurança, como QR Code, chip de identificação e marca d’água, o que dificulta a clonagem e falsificação das placas.

Como é feita a troca das placas antigas pelas novas?

A troca das placas antigas pelas novas é obrigatória para todos os veículos registrados no Brasil. A substituição é feita gradualmente, de acordo com o calendário estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

For more information, please click the button below.

O calendário foi estabelecido de acordo com o final da placa dos veículos. Os veículos com placas de final 1 e 2 deveriam ter trocado suas placas até o dia 31 de janeiro de 2020. Os veículos com placas de final 3, 4 e 5 deveriam ter trocado até o dia 30 de junho de 2020. E assim sucessivamente, até chegar aos veículos com placas de final 9 e 0, que devem trocar até o dia 31 de dezembro de 2023.

A troca das placas pode ser feita em empresas credenciadas pelo Detran ou em unidades do Detran. O proprietário do veículo deve levar o certificado de registro do veículo, o comprovante de pagamento das taxas e um documento de identificação com foto.

Quais as principais vantagens da placa Mercosul?

Além de padronizar a identificação veicular nos países do Mercosul e dificultar a clonagem e falsificação das placas, a placa Mercosul também traz outras vantagens, como:

  • Facilitar a identificação de veículos roubados ou furtados, já que as informações ficam registradas em um banco de dados nacional;
  • Agilizar a fiscalização de trânsito, já que as informações sobre o veículo e seu proprietário estão disponíveis em um sistema integrado;
  • Garantir mais segurança para os motoristas e passageiros, já que as placas possuem itens de segurança que dificultam a falsificação;
  • Facilitar a integração entre os países do Mercosul, já que a identificação dos veículos será a mesma em todos os países do bloco.

Conclusão

A placa Mercosul é um novo modelo de placa de identificação veicular adotado no Brasil desde 2019. Ela é composta por sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números, e possui uma faixa azul na parte superior com o nome do país em que o veículo está registrado, além do brasão do estado e o nome da cidade onde o veículo está registrado. A troca das placas antigas pelas novas é obrigatória para todos os veículos registrados no Brasil, e a substituição é feita gradualmente, de acordo com o calendário estabelecido pelo Denatran. Além de padronizar a identificação veicular nos países do Mercosul e dificultar a clonagem e falsificação das placas, a placa Mercosul também traz outras vantagens, como facilitar a identificação de veículos roubados ou furtados e agilizar a fiscalização de trânsito.

FAQs

1. A placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos no Brasil?

Sim, a placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos registrados no Brasil. A troca das placas antigas pelas novas é feita gradualmente, de acordo com o calendário estabelecido pelo Denatran.

2. Quais são os itens de segurança da placa Mercosul?

A placa Mercosul possui vários itens de segurança, como QR Code, chip de identificação e marca d’água, que dificultam a clonagem e falsificação das placas.

3. Quais as informações que aparecem na faixa azul da placa Mercosul?

Na faixa azul da placa Mercosul, aparecem o nome do país em que o veículo está registrado (Brasil, no caso), além do brasão do estado e o nome da cidade onde o veículo está registrado.

Related video of placa mercosul numeros e letras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait