Piaget Dividiu O Desenvolvimento Cognitivo Em Quatro Estágios

Reza May 8, 2022
Cada Estágio Do Desenvolvimento é Caracterizado EDUCA

Jean Piaget foi um importante psicólogo suíço que se dedicou ao estudo do desenvolvimento cognitivo humano. Em suas pesquisas, Piaget observou que as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo e que esses estágios são universais e progressivos. Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios que são:

1. Estágio Sensório-motor

O estágio sensório-motor ocorre aproximadamente entre o nascimento e os dois anos de idade e é caracterizado pela exploração do mundo através das sensações e movimentos. Nesse estágio, a criança ainda não possui capacidade de representar mentalmente objetos que não estão presentes em seu campo de visão.

Nesse estágio, a criança desenvolve habilidades como:

  • Coordenação de movimentos
  • Compreensão de causa e efeito
  • Desenvolvimento da linguagem

2. Estágio Pré-operatório

O estágio pré-operatório ocorre aproximadamente entre os dois e sete anos de idade e é caracterizado pela capacidade da criança de representar mentalmente objetos que não estão presentes em seu campo de visão. Nesse estágio, a criança ainda não consegue realizar operações mentais concretas e ainda é egocêntrica, ou seja, tem dificuldade em entender o ponto de vista dos outros.

Nesse estágio, a criança desenvolve habilidades como:

  • Desenvolvimento da imaginação
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento da memória

3. Estágio Operatório-concreto

O estágio operatório-concreto ocorre aproximadamente entre os sete e onze anos de idade e é caracterizado pela capacidade da criança de realizar operações mentais concretas, ou seja, de realizar operações com objetos concretos. Nesse estágio, a criança ainda tem dificuldade em realizar operações mentais abstratas.

For more information, please click the button below.

Nesse estágio, a criança desenvolve habilidades como:

  • Compreensão de relações espaciais
  • Compreensão de relações temporais
  • Desenvolvimento da lógica

4. Estágio Operatório-formal

O estágio operatório-formal ocorre aproximadamente a partir dos onze anos de idade e é caracterizado pela capacidade da criança de realizar operações mentais abstratas, ou seja, de realizar operações com conceitos abstratos. Nesse estágio, a criança é capaz de hipotetizar e de compreender relações lógicas complexas.

Nesse estágio, a criança desenvolve habilidades como:

  • Compreensão de conceitos abstratos
  • Desenvolvimento da lógica formal
  • Desenvolvimento da capacidade de hipotetizar

Conclusão

Em suma, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios que são universais e progressivos: o estágio sensório-motor, o estágio pré-operatório, o estágio operatório-concreto e o estágio operatório-formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes habilidades cognitivas que a criança desenvolve ao longo do tempo. O conhecimento desses estágios é de extrema importância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo humano e para o planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem.

FAQs

1. Todos os indivíduos passam pelos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget?

Sim, segundo Piaget, todos os indivíduos passam pelos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo em ordem sequencial. No entanto, a idade em que esses estágios são alcançados pode variar de acordo com fatores como o ambiente e a cultura em que a criança está inserida.

2. Os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget são universais?

Sim, os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget são universais, ou seja, ocorrem em todas as culturas e em todas as épocas da história da humanidade. No entanto, a idade em que esses estágios são alcançados pode variar de acordo com fatores como o ambiente e a cultura em que a criança está inserida.

3. Existe algum estágio de desenvolvimento cognitivo além do estágio operatório-formal?

Não, segundo Piaget, o estágio operatório-formal é o último estágio de desenvolvimento cognitivo humano. No entanto, outros pesquisadores propuseram a existência de estágios de desenvolvimento cognitivo além do estágio operatório-formal, como é o caso da teoria de Lev Vygotsky, que propôs o estágio pós-formal.

Related video of piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait