Peru É Oxitona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza August 7, 2021
A Palavra Peru é Oxítona Paroxítona Ou Proparoxítona EDUCA

Ao estudarmos a acentuação das palavras na língua portuguesa, uma dúvida que pode surgir é em relação à classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Existem três categorias principais: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Mas afinal, em qual dessas categorias se encaixa a palavra “peru”? É o que veremos a seguir.

O que são oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

Antes de respondermos à pergunta principal, é importante entendermos o que significam essas três categorias de palavras.

  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. Exemplos: café, cajá, paletó.
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: árvore, lápis, fácil.
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: música, lâmpada, órgão.

Essa classificação é importante principalmente para a acentuação gráfica das palavras, ou seja, para saber em qual sílaba deve ser colocada a acento agudo (´) na escrita. As oxítonas, por exemplo, recebem acento agudo quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em” ou “ens”. As paroxítonas recebem acento agudo quando não terminam em “a”, “e”, “o”, “em” ou “ens”. E as proparoxítonas sempre recebem acento agudo.

Em qual categoria se encaixa a palavra “peru”?

A palavra “peru” é uma paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima. Nesse caso, a sílaba tônica é o “e”.

Porém, é importante ressaltar que há uma exceção em relação à acentuação gráfica das paroxítonas. Quando a palavra termina em “u”, “i” ou “is”, seguidos ou não de “s”, a sílaba tônica é a antepenúltima e a palavra deve ser acentuada com acento agudo. Esse é o caso de palavras como “baú”, “saí”, “juízo”, “íris”, “lápis”, entre outras. Mas, no caso de “peru”, a palavra não termina em “u”, “i” ou “is”. Portanto, não precisa receber acento gráfico.

Outros exemplos de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Para fixar melhor o conceito de cada categoria, vamos ver alguns exemplos de outras palavras.

For more information, please click the button below.
  • Oxítonas: paletó, café, cajá, guaraná, japonês.
  • Paroxítonas: árvore, fácil, lápis, música, sofá.
  • Proparoxítonas: médico, tímido, álbum, câncer, órgão.

É importante lembrar que essa classificação é válida apenas para as palavras da língua portuguesa. Em outras línguas, as regras podem ser diferentes.

Conclusão

A palavra “peru” é uma paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima. Apesar de terminar em “u”, a palavra não precisa receber acento gráfico, já que não se encaixa na exceção que determina que as paroxítonas terminadas em “u”, “i” ou “is” devem receber acento agudo.

FAQs

1. Quais são as três categorias de palavras quanto à posição da sílaba tônica?

As três categorias são: oxítonas (sílaba tônica na última sílaba), paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e proparoxítonas (sílaba tônica na antepenúltima sílaba).

2. Todas as paroxítonas terminadas em “u”, “i” ou “is” recebem acento gráfico?

Não. Apenas as paroxítonas que terminam em “u”, “i” ou “is”, seguidos ou não de “s”, têm a sílaba tônica na antepenúltima sílaba e recebem acento agudo. As demais paroxítonas recebem acento agudo quando a sílaba tônica não é a última ou a penúltima.

3. A classificação de uma palavra como oxítona, paroxítona ou proparoxítona tem alguma relação com a pronúncia da palavra?

Sim. A posição da sílaba tônica influencia na pronúncia da palavra, já que é ela que recebe mais ênfase na hora da fala. Por exemplo, a palavra “casa” é uma paroxítona, e a sílaba tônica é o “a”. Se a palavra fosse uma oxítona, a sílaba tônica seria o “s”, e a pronúncia seria diferente.

Related video of peru é oxitona paroxitona ou proparoxitona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait