Parlendas Lá Em Cima Do Piano

Reza June 14, 2021
POLIVALENTE Atividade parlenda "lá em cima do piano"

Introdução

“Parlendas lá em cima do piano” é uma expressão que pode gerar curiosidade em quem a ouve ou lê pela primeira vez. Afinal, o que seriam essas parlendas e o que elas estariam fazendo em cima de um piano? Neste texto, vamos explorar o significado da expressão, seu contexto cultural e histórico, e como as parlendas podem ser utilizadas no ambiente escolar.

O que são parlendas?

Parlendas são pequenas rimas infantis que são recitadas em forma de brincadeira. Elas são muito populares no Brasil e fazem parte do folclore e da cultura popular do país. Geralmente, as parlendas são acompanhadas de gestos e brincadeiras que as crianças realizam enquanto as recitam. Exemplos de parlendas: – “Atirei o pau no gato, to-to Mas o gato, to-to Não morreu, reu-reu Dona Chica, ca-ca Admirou-se, se-se Do berro, do berro que o gato deu, miau!” – “Samba Lelê tá doente Tá com a cabeça quebrada Samba Lelê precisava De umas folhas de arruda” – “Um, dois, três, quatro, cinco Eu peguei um peixe vivo Seis, sete, oito, nove, dez Eu joguei ele no chão Pisaram em cima, acabou-se o peixinho Era assim, assim que se faz”

A expressão “parlendas lá em cima do piano”

A expressão “parlendas lá em cima do piano” é um trecho da música “Modinha para Gabriela”, composta por Dorival Caymmi e popularizada na voz de Gal Costa. Na música, o verso completo é “Parlendas lá em cima do piano, Iaiá, Ioiô”. A interpretação da expressão pode variar de acordo com o contexto em que é utilizada. Em geral, ela remete à ideia de nostalgia e infância, já que as parlendas são uma brincadeira típica de crianças. Além disso, a imagem de parlendas em cima do piano sugere uma cena de uma casa familiar, em que as crianças recitam suas rimas enquanto alguém toca o instrumento.

O contexto cultural e histórico das parlendas

As parlendas têm origem incerta e são transmitidas oralmente de geração em geração. Elas fazem parte do folclore brasileiro e têm grande importância na cultura popular do país. Algumas parlendas têm origem africana, trazidas pelos escravos durante o período colonial. Outras têm influência indígena ou europeia. O fato é que as parlendas foram ganhando formas diferentes ao longo do tempo, com variações regionais e adaptações de acordo com as brincadeiras que as crianças realizavam em cada localidade. As parlendas também estão presentes em outras culturas ao redor do mundo, como na França (com as “comptines”), nos Estados Unidos (com as “nursery rhymes”) e na África (com as “riddles”).

Parlendas no ambiente escolar

As parlendas são uma ótima forma de trabalhar a linguagem e a cultura brasileira no ambiente escolar. Elas podem ser utilizadas em atividades de leitura, escrita, interpretação e produção de textos, além de serem uma forma divertida de estimular a pronúncia correta das palavras. As parlendas também podem ser utilizadas em brincadeiras e jogos, como forma de estimular a coordenação motora e a socialização entre os alunos. Alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com parlendas: – Leitura em roda: os alunos se sentam em círculo e cada um recita uma parlenda de sua escolha. Depois, a turma pode discutir o significado da rima e fazer perguntas sobre o seu contexto histórico. – Produção de texto: os alunos podem criar novas parlendas a partir de temas sugeridos pela professora, como animais, frutas, cores etc. – Jogo de mímica: um aluno recita uma parlenda e outro deve imitar os gestos que acompanham a rima.

Conclusão

“Parlendas lá em cima do piano” é uma expressão que remete à cultura popular brasileira e às brincadeiras de infância. As parlendas são uma forma de transmitir valores e tradições de geração em geração e têm grande importância no folclore do país. No ambiente escolar, as parlendas podem ser utilizadas de diversas formas, como forma de estimular a linguagem, a criatividade e a sociabilidade dos alunos.

For more information, please click the button below.

FAQ

O que é folclore?

Folclore é o conjunto de tradições, lendas, costumes, danças e brincadeiras que fazem parte da cultura de um povo.

As parlendas estão em desuso atualmente?

Embora algumas parlendas possam parecer antiquadas, elas continuam sendo populares entre as crianças e fazem parte da cultura popular brasileira.

As parlendas têm algum valor educativo?

Sim, as parlendas são uma forma de estimular a criatividade, a linguagem, a coordenação motora e a socialização das crianças, além de transmitir valores e tradições culturais.

Related video of parlendas lá em cima do piano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait