Para Que Serve Levofloxacino Hemi Hidratado?

Reza November 8, 2021
Levofloxacino Hemihidratado 500mg C/10 Comp Drogaria e Perfumaria

Levofloxacino hemi hidratado é um medicamento antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas em diferentes partes do corpo. Esse medicamento é um derivado da fluorquinolona e age inibindo a replicação do DNA bacteriano, impedindo a proliferação e o crescimento das bactérias e, consequentemente, eliminando-as.

Indicações para uso de levofloxacino hemi hidratado

Levofloxacino hemi hidratado é indicado para tratar infecções bacterianas, tais como:

  • Pneumonia adquirida na comunidade;
  • Pielonefrite (infecção do trato urinário superior);
  • Infecções da pele e tecidos moles;
  • Sinusite aguda e crônica;
  • Infecções intra-abdominais, incluindo peritonite bacteriana secundária;
  • Infecções ginecológicas, incluindo cervicite e endometrite;
  • Infecções complicadas e não complicadas do trato urinário;
  • Prostatite bacteriana aguda e crônica;
  • Infecções ósseas e articulares, incluindo osteomielite;
  • Infecções disseminadas por Mycobacterium avium complex (MAC) em pacientes com AIDS.

Como tomar levofloxacino hemi hidratado?

Levofloxacino hemi hidratado deve ser tomado por via oral, com água, com ou sem alimentos. A dose e a duração do tratamento dependem do tipo e da gravidade da infecção. É importante seguir as instruções do médico e não interromper o tratamento antes do tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam.

Em geral, a dose recomendada para adultos é de 500 mg uma vez ao dia, durante 7 a 14 dias, dependendo do tipo de infecção. No caso de infecções mais graves ou resistentes, a dose pode ser aumentada para 750 mg uma vez ao dia.

No caso de pacientes com problemas renais, é necessário ajustar a dose do medicamento, de acordo com a função renal. Por isso, é importante informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde ou medicamentos que esteja tomando antes de iniciar o tratamento com levofloxacino hemi hidratado.

Contraindicações e precauções

Levofloxacino hemi hidratado não deve ser usado em caso de:

For more information, please click the button below.
  • Hipersensibilidade à levofloxacina ou a outros antibióticos da classe das quinolonas;
  • Gravidez ou amamentação;
  • Crianças e adolescentes com menos de 18 anos, devido ao risco de lesões nas articulações e cartilagens;
  • Pacientes com história de problemas de tendões, como ruptura de tendões.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer durante o tratamento com levofloxacino hemi hidratado, tais como náusea, diarreia, dor de cabeça, tontura, insônia, alterações de paladar, entre outros. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves, como erupções cutâneas, inchaço da face e dificuldade para respirar.

Por isso, é importante informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde ou medicamentos que esteja tomando antes de iniciar o tratamento com levofloxacino hemi hidratado.

Interferências com outros medicamentos

Levofloxacino hemi hidratado pode interagir com outros medicamentos, como antiácidos, sucralfato, ferro, zinco, entre outros. Por isso, é importante informar ao médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando antes de iniciar o tratamento com levofloxacino hemi hidratado.

Conclusão

Levofloxacino hemi hidratado é um medicamento antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas em diferentes partes do corpo. É importante seguir as instruções do médico e não interromper o tratamento antes do tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer durante o tratamento com levofloxacino hemi hidratado, por isso é importante informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde ou medicamentos que esteja tomando antes de iniciar o tratamento com levofloxacino hemi hidratado.

FAQs

1. Levofloxacino hemi hidratado é um antibiótico forte?

Sim, levofloxacino hemi hidratado é um antibiótico forte utilizado para tratar infecções bacterianas em diferentes partes do corpo. É importante seguir as instruções do médico e não interromper o tratamento antes do tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam.

2. Quais são os efeitos colaterais do levofloxacino hemi hidratado?

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer durante o tratamento com levofloxacino hemi hidratado, tais como náusea, diarreia, dor de cabeça, tontura, insônia, alterações de paladar, entre outros. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves, como erupções cutâneas, inchaço da face e dificuldade para respirar.

3. Qual é a dosagem recomendada de levofloxacino hemi hidratado?

Em geral, a dose recomendada para adultos é de 500 mg uma vez ao dia, durante 7 a 14 dias, dependendo do tipo de infecção. No caso de infecções mais graves ou resistentes, a dose pode ser aumentada para 750 mg uma vez ao dia. No caso de pacientes com problemas renais, é necessário ajustar a dose do medicamento, de acordo com a função renal.

Related video of para que serve levofloxacino hemi hidratado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait