Para Conseguir Entrar No Organismo, O Antígeno Depara-Se

Reza January 3, 2022
Test De Antígenos De Farmacia ¿son Efectivos Y Fiables Mobile Legends

O que é um antígeno?

Um antígeno é uma substância estranha ao corpo humano que causa uma resposta do sistema imunológico. Essa resposta é uma tentativa do corpo de se proteger contra a substância invasora. Os antígenos podem incluir bactérias, vírus, fungos, parasitas, células cancerígenas e até mesmo certos tipos de alimentos.

Como os antígenos entram no organismo?

Os antígenos podem entrar no organismo de várias maneiras:

  • Através da respiração: alguns antígenos podem ser inalados, como no caso de esporos de fungos ou vírus transportados pelo ar.
  • Através da ingestão: muitos antígenos são encontrados em alimentos e bebidas contaminados.
  • Através da pele: alguns antígenos podem penetrar na pele através de feridas ou picadas de insetos.
  • Através do contato com as mucosas: os antígenos podem entrar através do contato com as membranas mucosas do corpo, como o nariz, a boca e os olhos.

Como o sistema imunológico lida com os antígenos?

Quando um antígeno entra no corpo, ele é detectado pelo sistema imunológico. Os glóbulos brancos do corpo, especialmente os linfócitos, reconhecem o antígeno como uma substância estranha e começam a produzir anticorpos para combater a invasão.

Os anticorpos são proteínas que se ligam especificamente ao antígeno, marcando-o para destruição. Outros tipos de glóbulos brancos, como os macrófagos, também ajudam a destruir os antígenos.

Como os antígenos são apresentados às células do sistema imunológico?

Os antígenos precisam ser apresentados às células do sistema imunológico para que uma resposta imunológica possa ser iniciada. Isso é feito através das células apresentadoras de antígenos (APCs).

As APCs incluem células como os macrófagos e as células dendríticas. Essas células “engolem” os antígenos e os quebram em pedaços menores. Os pedaços são então apresentados na superfície da célula, junto com moléculas chamadas complexos de histocompatibilidade principal (MHC).

For more information, please click the button below.

Os linfócitos T, que são células do sistema imunológico, podem reconhecer e se ligar aos antígenos apresentados pelas APCs. Isso desencadeia uma resposta imune e a produção de anticorpos específicos para o antígeno.

Conclusão

Os antígenos são substâncias estranhas ao corpo humano que podem causar uma resposta do sistema imunológico. Eles podem entrar no organismo de várias maneiras, incluindo a respiração, ingestão, penetração na pele e contato com as mucosas. Quando um antígeno é detectado pelo sistema imunológico, ele é apresentado às células do sistema imunológico através das APCs. Isso desencadeia uma resposta imune e a produção de anticorpos específicos para o antígeno.

FAQs

1. Todos os antígenos são nocivos ao corpo humano?

Não, nem todos os antígenos são nocivos ao corpo humano. Alguns antígenos são inofensivos, como os encontrados em vacinas, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos para proteger contra doenças.

2. O que acontece se o sistema imunológico não reconhecer um antígeno?

Se o sistema imunológico não reconhecer um antígeno, não haverá uma resposta imune e o antígeno pode se multiplicar e causar doença no corpo humano.

3. O que é um anticorpo monoclonal?

Um anticorpo monoclonal é um tipo de anticorpo produzido em laboratório que pode se ligar a um antígeno específico. Esses anticorpos são usados em terapias para doenças como o câncer e a artrite, entre outras.

Related video of para conseguir entrar no organismo o antígeno depara-se

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait