Os Romanos Utilizavam Cão Como Argamassa

Reza June 14, 2021
Пин от пользователя Александр Зайцев на доске Römer Древний рим

Introdução

Os romanos são conhecidos por suas realizações notáveis, incluindo a construção de estradas, aquedutos e edifícios impressionantes. Mas, uma das coisas mais surpreendentes que os romanos fizeram foi o uso de cães como argamassa em construções.

Como a Argamassa de Cão Era Feita?

A argamassa de cão é feita a partir de ossos de animais, cascos, peles e outros restos de animais, incluindo cães. A mistura é geralmente composta de cal, areia e água, com a adição de ossos de animais moídos para dar-lhe força extra. Os restos de animais eram coletados de várias fontes, incluindo matadouros, cemitérios de animais e até mesmo animais mortos nas ruas. Os restos eram então moídos em um pó fino e adicionados à mistura de argamassa. Acredita-se que a adição de ossos de animais à mistura tenha aumentado a força da argamassa, tornando-a mais durável.

Por Que os Romanos Utilizavam Cão Como Argamassa?

É difícil entender por que os romanos escolheram cães como um ingrediente na argamassa. No entanto, há algumas teorias sobre por que eles podem ter feito isso. Uma teoria é que os cães eram um recurso abundante na época, já que muitos eram mantidos como animais de estimação ou para caça. Os cães também eram frequentemente usados para proteger as propriedades, tornando-os uma escolha natural para a argamassa. Outra teoria é que os romanos acreditavam que os ossos de cães tinham propriedades mágicas que poderiam fortalecer a argamassa. De fato, há evidências de que os romanos acreditavam que os ossos de cães tinham propriedades medicinais e poderiam ser usados para curar certas doenças.

Os Perigos da Argamassa de Cão

Embora a argamassa de cão tenha sido usada pelos romanos por séculos, ela era frequentemente criticada por suas desvantagens. Uma das principais preocupações era a saúde pública. A mistura de ossos de animais e outros restos de animais podia atrair insetos e outros animais, tornando-se um terreno fértil para doenças. Além disso, a argamassa de cão não era tão resistente quanto outros tipos de argamassa. Com o tempo, ela podia se deteriorar e enfraquecer as estruturas que eram construídas com ela.

A Argamassa de Cão na Arquitetura Romana

Apesar dos perigos da argamassa de cão, ela foi usada em muitas construções romanas notáveis. Por exemplo, a Ponte de Alcântara, construída no século I d.C., foi construída com argamassa de cão. Acredita-se que a estrutura ainda esteja de pé hoje em grande parte devido à adição de ossos de animais à mistura de argamassa. Outra construção famosa que utilizou argamassa de cão foi o Coliseu. Embora grande parte da estrutura tenha desaparecido ao longo dos anos, ainda é possível ver a argamassa de cão em algumas das paredes do Coliseu.

Conclusão

A argamassa de cão é um exemplo interessante de como os romanos utilizavam recursos disponíveis para construir estruturas duráveis. Embora a prática possa parecer estranha e até mesmo repugnante hoje em dia, foi uma parte importante da arquitetura romana e ajudou a criar algumas das estruturas mais impressionantes do mundo antigo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. A Argamassa de Cão é Usada Hoje em Dia?

Não, a argamassa de cão não é mais utilizada na construção atualmente. As técnicas de construção modernas usam argamassa de cimento, que é muito mais durável e resistente do que a argamassa de cão.

2. Como os Restos de Animais Eram Coletados para a Argamassa de Cão?

Os restos de animais eram coletados de várias fontes, incluindo matadouros, cemitérios de animais e até mesmo animais mortos nas ruas. A coleta de restos de animais era uma prática comum na época, já que muitos animais eram mantidos como animais de estimação ou para fins de trabalho.

3. Quais São os Perigos da Argamassa de Cão?

A argamassa de cão pode atrair insetos e outros animais, tornando-se um terreno fértil para doenças. Além disso, ela não é tão resistente quanto outros tipos de argamassa e pode se deteriorar com o tempo, enfraquecendo as estruturas que foram construídas com ela.

Related video of os romanos utilizavam cao como argamassa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait