Os Produtos Biológicos Abordados Nesse Texto São Utilizados

Reza August 18, 2022
Projeto EATHINK 2015 Entroncamento Mais razões para consumirmos

Os produtos biológicos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado agrícola como uma alternativa mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente. Nesse texto, serão abordados alguns exemplos de produtos biológicos e como eles são utilizados na agricultura.

O que são produtos biológicos?

Produtos biológicos são aqueles que utilizam organismos vivos para controlar pragas e doenças nas plantas. Eles são compostos de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, que atuam como agentes de controle biológico.

O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos para controlar pragas e doenças nas plantas. Esses organismos podem ser predadores naturais, parasitas ou patógenos de pragas e doenças.

Exemplos de produtos biológicos

Existem diversos tipos de produtos biológicos disponíveis no mercado, cada um com uma função específica. A seguir, serão apresentados alguns exemplos:

Baculovírus

O baculovírus é um vírus que ataca algumas espécies de lagartas que causam danos às plantas. Ele é utilizado principalmente em culturas de hortaliças e frutas, como tomate, pimentão e uva. O baculovírus é um produto biológico seguro, que não causa danos às plantas nem aos seres humanos.

Bactérias do gênero Bacillus

As bactérias do gênero Bacillus são utilizadas para controlar doenças de solo, como a podridão das raízes e a murcha de fusarium. Elas produzem substâncias que atuam como agentes antifúngicos e antibacterianos, controlando as doenças sem prejudicar o meio ambiente.

For more information, please click the button below.

Fungos entomopatogênicos

Os fungos entomopatogênicos são utilizados para controlar insetos que causam danos às plantas. Eles infectam os insetos e os matam, sem prejudicar as plantas nem outros organismos do meio ambiente. Os fungos entomopatogênicos são utilizados principalmente em culturas de grãos, como milho e soja.

Nematoides entomopatogênicos

Os nematoides entomopatogênicos são utilizados para controlar insetos que vivem no solo, como a larva-alfinete. Eles infectam os insetos e os matam, controlando a praga sem prejudicar o meio ambiente.

Como os produtos biológicos são utilizados na agricultura?

Os produtos biológicos são utilizados na agricultura como uma alternativa aos pesticidas químicos. Eles são aplicados diretamente nas plantas ou no solo, dependendo do tipo de produto e da praga ou doença a ser controlada.

Os produtos biológicos são aplicados em doses específicas, de acordo com as recomendações do fabricante. Eles devem ser aplicados no momento certo, para que possam ter o efeito desejado.

Os produtos biológicos são seguros para o meio ambiente e para os seres humanos, pois são compostos de organismos vivos que não deixam resíduos tóxicos no solo ou nas plantas.

Vantagens dos produtos biológicos

Os produtos biológicos apresentam diversas vantagens em relação aos pesticidas químicos, tais como:

  • São mais seguros para o meio ambiente e para os seres humanos;
  • Não deixam resíduos tóxicos nas plantas nem no solo;
  • São mais duradouros, pois os organismos vivos continuam atuando mesmo após a aplicação;
  • Reduzem a resistência das pragas aos pesticidas químicos;
  • Aumentam a biodiversidade do solo e do ambiente, pois incentivam a presença de organismos benéficos.

Conclusão

Os produtos biológicos são uma alternativa mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Eles são compostos de organismos vivos que atuam como agentes de controle biológico, controlando pragas e doenças sem deixar resíduos tóxicos no solo ou nas plantas.

Os produtos biológicos apresentam diversas vantagens em relação aos pesticidas químicos, como a durabilidade, a redução da resistência das pragas e o aumento da biodiversidade do solo e do ambiente.

FAQs

1. Os produtos biológicos são mais caros que os pesticidas químicos?

Os produtos biológicos podem ser um pouco mais caros que os pesticidas químicos, mas o seu custo-benefício é maior, pois eles apresentam diversas vantagens em relação aos pesticidas químicos, como a durabilidade, a redução da resistência das pragas e o aumento da biodiversidade do solo e do ambiente.

2. Os produtos biológicos são eficazes no controle de todas as pragas?

Os produtos biológicos são eficazes no controle de diversas pragas, mas nem todos os tipos de pragas podem ser controladas com produtos biológicos. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar pesticidas químicos para controlar as pragas.

3. Os produtos biológicos podem substituir totalmente os pesticidas químicos?

Os produtos biológicos podem substituir parcialmente os pesticidas químicos, mas nem sempre é possível substituí-los totalmente. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar pesticidas químicos para controlar as pragas ou doenças nas plantas.

Related video of os produtos biológicos abordados nesse texto são utilizados

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait