Os Processos De Socialização Exteriorização

Reza October 7, 2021
Infográfico Processo de Socialização e os Grupos Sociais Resumos Click

A socialização é um processo pelo qual os indivíduos aprendem e internalizam as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem. Esse processo ocorre ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta e é fundamental para a formação da identidade e da personalidade do indivíduo.

Porém, a socialização não é um processo que acontece apenas dentro das famílias e das instituições de ensino. Ela também ocorre em outros espaços, como nas interações sociais, nas relações de trabalho, nos grupos de amigos e em diversos outros contextos. É nesse sentido que se fala em processos de socialização exteriorização.

O que são os processos de socialização exteriorização?

Os processos de socialização exteriorização são aqueles que ocorrem fora das instituições formais, como escolas e universidades. Eles se dão por meio das interações sociais e das relações interpessoais que os indivíduos estabelecem em diversos contextos sociais. É por meio dessas interações que as pessoas aprendem e internalizam as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem.

Esses processos de socialização se dão em diversos espaços, como no trabalho, nos grupos de amigos, nas atividades de lazer e em outras situações em que as pessoas interagem umas com as outras. Eles são fundamentais para a formação da identidade e da personalidade do indivíduo, pois é por meio dessas interações que os indivíduos aprendem a se relacionar com os outros e a se posicionar diante do mundo.

Como os processos de socialização exteriorização ocorrem?

Os processos de socialização exteriorização ocorrem por meio das interações sociais e das relações interpessoais que os indivíduos estabelecem em diversos contextos sociais. Essas interações podem ser formais ou informais e se dão em diversos espaços, como no trabalho, nos grupos de amigos, nas atividades de lazer e em outras situações em que as pessoas interagem umas com as outras.

Por exemplo, no ambiente de trabalho, os processos de socialização exteriorização ocorrem por meio das relações entre os colegas de trabalho e entre os colaboradores e a empresa. É nesse ambiente que os trabalhadores aprendem as normas, valores e comportamentos esperados pela empresa, como a pontualidade, a responsabilidade e o comprometimento com as metas e objetivos da organização.

For more information, please click the button below.

Da mesma forma, nos grupos de amigos e nas atividades de lazer, os processos de socialização exteriorização ocorrem por meio das interações sociais entre os indivíduos. Nesse contexto, as pessoas aprendem a se relacionar com os outros, a respeitar as diferenças, a compartilhar experiências e a desenvolver habilidades sociais importantes para a vida em sociedade.

Qual a importância dos processos de socialização exteriorização?

Os processos de socialização exteriorização são fundamentais para a formação da identidade e da personalidade do indivíduo. Eles permitem que as pessoas aprendam e internalizem as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem, desenvolvam habilidades sociais importantes para as relações interpessoais e se posicionem diante do mundo.

Além disso, os processos de socialização exteriorização também são importantes para a integração social e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Quando os indivíduos aprendem a respeitar as diferenças e a conviver com a diversidade, eles contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.

Conclusão

Os processos de socialização exteriorização são fundamentais para a formação da identidade e da personalidade do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Eles ocorrem por meio das interações sociais e das relações interpessoais que os indivíduos estabelecem em diversos contextos sociais e são importantes para a integração social e para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a vida em sociedade.

FAQs

O que é socialização?

Socialização é um processo pelo qual os indivíduos aprendem e internalizam as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem.

Qual a diferença entre socialização e educação?

A socialização se refere ao processo pelo qual os indivíduos aprendem e internalizam as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem. Já a educação se refere ao processo formal de ensino que ocorre nas instituições de ensino, como escolas e universidades.

Por que os processos de socialização exteriorização são importantes?

Os processos de socialização exteriorização são importantes porque permitem que as pessoas aprendam e internalizem as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade em que vivem, desenvolvam habilidades sociais importantes para as relações interpessoais e se posicionem diante do mundo. Além disso, eles também são importantes para a integração social e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Related video of os processos de socialização exteriorização

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait