Os Elementos Pré-Textuais São Constituídos Por

Reza October 28, 2021
Estrutura dos elementos prétextuais ABNT Elemento, Folha de rosto

Os elementos pré-textuais são partes fundamentais de um trabalho acadêmico, tais como dissertações, teses, monografias, entre outros. Eles são compostos por informações importantes que antecedem o texto principal e que servem para apresentar e contextualizar o trabalho a ser desenvolvido.

Capa

A capa é o primeiro elemento pré-textual que deve ser apresentado em um trabalho acadêmico. Ela deve conter informações como o nome da instituição, título do trabalho, nome do autor, nome do orientador, entre outras informações pertinentes. A capa é a primeira apresentação visual do trabalho e deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Folha de rosto

A folha de rosto é o segundo elemento pré-textual e deve apresentar informações como o nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, instituição em que o trabalho será apresentado, entre outras informações. A folha de rosto é uma forma de apresentar o trabalho de forma mais formal e deve seguir as normas da ABNT.

Dedicatória

A dedicatória é o elemento pré-textual em que o autor presta homenagem ou dedica o trabalho a alguém que seja importante em sua vida pessoal ou profissional. A dedicatória é opcional e não é obrigatória para todos os trabalhos acadêmicos.

Agradecimentos

Os agradecimentos são o elemento pré-textual em que o autor agradece às pessoas que contribuíram de alguma forma para a realização do trabalho. É uma forma de reconhecer a ajuda dos colegas, amigos, familiares, professores, entre outros. Os agradecimentos também são opcionais e não são obrigatórios para todos os trabalhos acadêmicos.

Resumo

O resumo é um elemento pré-textual que apresenta de forma resumida o conteúdo do trabalho. Ele deve ter no máximo 500 palavras e deve conter informações sobre o objetivo do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos e conclusões. O resumo é uma forma de apresentar o trabalho de forma mais sintética e deve ser escrito de forma clara e objetiva.

For more information, please click the button below.

Abstract

O abstract é a versão em inglês do resumo. É um elemento pré-textual obrigatório em trabalhos acadêmicos que serão apresentados em eventos internacionais ou que tenham uma abrangência internacional. Ele deve seguir as mesmas normas do resumo e conter as mesmas informações.

Lista de ilustrações

A lista de ilustrações é um elemento pré-textual que apresenta as figuras, gráficos, tabelas, imagens, entre outros elementos ilustrativos presentes no trabalho. A lista de ilustrações deve ser organizada de acordo com a ordem em que aparecem no texto e deve incluir o título e a página em que se encontram.

Lista de abreviaturas e siglas

A lista de abreviaturas e siglas é um elemento pré-textual que apresenta as abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho. É importante que todas as abreviaturas e siglas sejam definidas na lista para que o leitor possa compreender o texto de forma clara.

Sumário

O sumário é um elemento pré-textual que apresenta a estrutura do trabalho, indicando os capítulos, seções e subseções. Ele deve ser organizado de acordo com a ordem em que os elementos aparecem no texto e deve incluir o número da página correspondente. O sumário é uma forma de facilitar a leitura e a compreensão do trabalho.

Em resumo, os elementos pré-textuais são partes essenciais de um trabalho acadêmico e devem seguir as normas da ABNT. Eles servem para apresentar e contextualizar o trabalho e devem ser organizados de forma clara e objetiva.

FAQs

1. Todos os trabalhos acadêmicos precisam ter os mesmos elementos pré-textuais?

Não necessariamente. Algumas instituições de ensino podem ter suas próprias normas e exigências em relação aos elementos pré-textuais. Por isso, é importante verificar as normas da instituição em que o trabalho será apresentado.

2. É obrigatório incluir os agradecimentos e a dedicatória em um trabalho acadêmico?

Não, os agradecimentos e a dedicatória são opcionais e não são obrigatórios.

3. Qual a importância do resumo e do abstract em um trabalho acadêmico?

O resumo e o abstract são importantes para apresentar de forma resumida o conteúdo do trabalho, facilitando a compreensão do leitor. O abstract é especialmente importante em trabalhos que serão apresentados em eventos internacionais ou que tenham abrangência internacional.

Related video of os elementos pré-textuais são constituídos por

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait