Os Doze Profetas De Aleijadinho

Reza September 13, 2022
Doze Profetas (Aleijadinho) Escola Educação

Introdução

Os Doze Profetas de Aleijadinho são uma série de esculturas em pedra-sabão que se encontram na Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. Elas foram esculpidas pelo artista barroco Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.

Quem foi Aleijadinho?

Aleijadinho nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1730. Ele era filho de um arquiteto português e de uma escrava africana. Desde cedo, mostrou habilidade para a escultura e a arquitetura, e trabalhou em várias obras importantes em Minas Gerais. Aleijadinho também foi responsável por algumas das mais belas igrejas barrocas de Minas Gerais, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Sabará.

As esculturas dos Doze Profetas

As esculturas dos Doze Profetas foram encomendadas para a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, que é um dos principais locais de peregrinação do Brasil. A obra foi realizada entre 1800 e 1805, quando Aleijadinho já estava sofrendo de uma doença degenerativa que o deixou com as mãos deformadas e o impediu de caminhar. As esculturas representam os profetas do Antigo Testamento, e foram esculpidas em tamanho natural, com cerca de 3 metros de altura cada uma. Elas foram colocadas em pares nas escadarias da Basílica, formando um corredor que leva à Capela dos Passos, onde se encontra o famoso conjunto de esculturas dos Passos da Paixão. Cada escultura representa um profeta diferente, e tem características próprias que refletem a personalidade e os atributos de cada um. Por exemplo, o profeta Isaías é representado com uma túnica longa e um rosto sereno, enquanto que o profeta Jeremias é retratado com um ar mais sombrio, segurando uma placa com uma mensagem de advertência.

Técnicas utilizadas por Aleijadinho

Aleijadinho utilizou várias técnicas para esculpir as esculturas dos Doze Profetas. Ele começava traçando o contorno da figura em uma pedra-sabão bruta, e depois ia esculpindo os detalhes com cinzéis e goivas. Ele também usava uma técnica chamada “massa perdida”, que consistia em esculpir a figura em cera e depois cobri-la com uma camada de barro. Depois de seca, a camada de barro era colocada em um forno para que a cera derretesse e escorresse, deixando um molde vazio. Esse molde era então preenchido com pedra-sabão derretida, que se solidificava e formava a escultura final. Aleijadinho também utilizava uma técnica chamada “chamfering”, que consistia em esculpir as arestas da figura em ângulo, para criar sombras e destacar os contornos.

Significado das esculturas

As esculturas dos Doze Profetas têm um significado religioso muito importante. Cada profeta representa uma mensagem ou uma advertência divina, e suas esculturas foram colocadas em pares nas escadarias da Basílica para simbolizar a dualidade do bem e do mal, da vida e da morte. Além disso, as esculturas também são um exemplo da habilidade técnica e artística de Aleijadinho, que mesmo sofrendo de uma doença degenerativa, conseguiu criar obras de grande beleza e importância histórica.

Conclusão

As esculturas dos Doze Profetas de Aleijadinho são uma das obras mais importantes do barroco brasileiro, e um exemplo da habilidade técnica e artística desse grande artista. Elas representam não apenas uma mensagem religiosa, mas também a dualidade do bem e do mal, e a importância da arte como forma de expressão e de comunicação.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são os profetas representados nas esculturas?

Os profetas representados nas esculturas são: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias e Naum.

2. Quanto tempo levou para Aleijadinho esculpir as esculturas dos Doze Profetas?

As esculturas foram feitas entre 1800 e 1805, quando Aleijadinho já estava sofrendo de uma doença degenerativa que o deixou com as mãos deformadas e o impediu de caminhar.

3. Onde as esculturas dos Doze Profetas estão localizadas?

As esculturas estão localizadas na Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. Elas foram colocadas em pares nas escadarias da Basílica, formando um corredor que leva à Capela dos Passos.

Related video of os doze profetas de aleijadinho

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait