Os Dentes Permanentes Crescem Até Que Idade?

Reza November 18, 2022
Canal em Dente de Leite tratamento e como prevenir W. Odonto

Os dentes permanentes são aqueles que substituem os dentes de leite e, diferentemente destes, devem durar toda a vida. Mas até que idade eles crescem?

Idade em que os dentes permanentes começam a nascer

Os primeiros dentes permanentes começam a nascer por volta dos seis anos de idade, substituindo os primeiros molares de leite. Em seguida, aos sete anos, é a vez dos incisivos centrais inferiores.

Aos oito anos, os incisivos laterais inferiores e superiores começam a nascer. Entre os nove e os dez anos, os primeiros pré-molares permanentes substituem os molares de leite.

Entre os 10 e 12 anos, é a vez dos caninos e dos segundos pré-molares. Por fim, entre os 17 e os 25 anos, os terceiros molares, mais conhecidos como “dentes do siso”, podem nascer, mas isso não é uma regra.

Idade em que os dentes permanentes param de crescer

Os dentes permanentes param de crescer quando a pessoa atinge a idade adulta, por volta dos 18 anos. Nessa idade, os dentes já estão completamente formados e não crescerão mais.

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa tem um ritmo de crescimento diferente e alguns indivíduos podem apresentar um desenvolvimento tardio dos dentes permanentes.

For more information, please click the button below.

Cuidados com os dentes permanentes

Os dentes permanentes são importantes para a mastigação, fala e estética do sorriso. Por isso, é fundamental cuidar bem deles. Alguns cuidados importantes incluem:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com creme dental que contenha flúor;
  • Usar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes;
  • Evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos ácidos, que podem corroer o esmalte dentário;
  • Fazer visitas regulares ao dentista para avaliar a saúde bucal e prevenir problemas como cáries e doenças periodontais.

Conclusão

Os dentes permanentes começam a nascer aos seis anos de idade e param de crescer por volta dos 18 anos. Cada dente tem um tempo de erupção específico e é importante cuidar bem deles para garantir a saúde bucal e a estética do sorriso.

FAQs

1. Todos os dentes permanentes nascem em todas as pessoas?

Nem todos os dentes permanentes nascem em todas as pessoas. Alguns indivíduos podem apresentar um desenvolvimento tardio dos dentes ou até mesmo ausência de alguns dentes permanentes.

2. É possível substituir dentes permanentes perdidos?

Sim, é possível substituir dentes permanentes perdidos por meio de próteses dentárias, implantes ou outras técnicas disponíveis na odontologia.

3. Como saber se os dentes permanentes estão saudáveis?

Para saber se os dentes permanentes estão saudáveis, é importante fazer visitas regulares ao dentista para avaliação clínica e radiográfica. Além disso, é fundamental manter uma boa higiene bucal em casa, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente.

Related video of os dentes permanentes crescem até que idade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait