Ornamentação Festa Junina Na Escola

Reza December 29, 2022
Ideias para festas juninas na escola — SÓ ESCOLA

As festas juninas são uma tradição cultural brasileira que acontecem todos os anos no mês de junho. Elas são celebradas em todo o país e são marcadas por muita música, dança, comidas típicas e, é claro, uma decoração colorida e alegre. Nas escolas, a ornamentação da festa junina é muito importante para criar um ambiente festivo e divertido para os alunos, professores e familiares.

Como decorar uma festa junina na escola?

Para decorar uma festa junina na escola, é preciso pensar em elementos que remetam ao tema da festa, como bandeirinhas, balões, fogueiras, chapéus de palha, entre outros. Aqui estão algumas ideias:

Bandeirinhas

As bandeirinhas são um elemento clássico da decoração de festas juninas. Elas podem ser feitas com papel de seda colorido, papel crepom ou tecido. Para fazer as bandeirinhas, basta cortar o material em triângulos e colá-los em um barbante ou cordão. As cores mais comuns para as bandeirinhas são vermelho, amarelo, verde e azul.

Balões

Os balões também são uma ótima opção para a decoração de festas juninas. Eles podem ser de papel, plástico ou látex e podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos. Os balões podem ser usados para enfeitar o teto da escola ou para fazer arcos e colunas na entrada da festa.

Fogueiras

A fogueira é um elemento que remete à tradição das festas juninas. É claro que não é possível fazer uma fogueira de verdade dentro da escola, mas é possível criar uma fogueira falsa com papel crepom marrom e laranja. Basta cortar o papel em tiras e colá-lo em uma parede ou em um suporte de papelão.

Chapéus de palha

Os chapéus de palha são um acessório típico das festas juninas. Eles podem ser usados pelos alunos e professores durante a festa e também podem ser usados na decoração. É possível pendurar os chapéus no teto, em uma parede ou em um suporte de madeira.

For more information, please click the button below.

Comidas típicas de festa junina

Além da decoração, as comidas típicas são outra parte importante das festas juninas. Aqui estão algumas opções de comidas que podem ser servidas na festa junina da escola:

Pipoca

A pipoca é um item clássico das festas juninas. Ela pode ser servida em saquinhos individuais ou em uma tigela grande para todos os convidados.

Paçoca

A paçoca é um doce feito com amendoim, açúcar e farinha de mandioca. Ela pode ser servida em pedaços ou em copinhos individuais.

Bolo de milho

O bolo de milho é um quitute típico das festas juninas. Ele pode ser servido em fatias ou em mini porções individuais.

Quentão

O quentão é uma bebida quente feita com cachaça, açúcar, cravo, canela e gengibre. É uma bebida alcoólica, por isso é importante servir apenas para os adultos.

Como envolver os alunos na ornamentação da festa junina?

Uma maneira de envolver os alunos na ornamentação da festa junina é pedir que eles façam as bandeirinhas e os enfeites de papel. Além disso, é possível incentivar os alunos a trazerem objetos de casa que possam ser usados na decoração, como chapéus de palha, vasos de flores e objetos de madeira.

Também é possível realizar uma competição de decoração entre as turmas da escola. Cada turma pode ter um tema específico para a decoração e uma equipe de jurados pode avaliar a criatividade e a originalidade de cada turma.

Considerações finais

A ornamentação da festa junina na escola é uma parte importante da celebração dessa tradição cultural brasileira. Com um pouco de criatividade e trabalho em equipe, é possível criar um ambiente alegre e divertido para todos os participantes da festa.

FAQs

1. Qual é a origem das festas juninas?

As festas juninas têm origem europeia e foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Elas são celebradas em todo o país e têm como objetivo homenagear os santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.

2. Quais são as danças típicas das festas juninas?

As danças mais comuns nas festas juninas são a quadrilha e o forró. A quadrilha é uma dança em grupo que simula um casamento caipira e é acompanhada por músicas típicas de festa junina. Já o forró é uma dança mais animada que tem origem no nordeste do Brasil.

3. Como adaptar a festa junina para a escola em tempos de pandemia?

Em tempos de pandemia, é importante adaptar a festa junina para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários da escola. Uma opção é realizar a festa em um espaço aberto, como um pátio ou um campo de futebol, para garantir uma boa circulação de ar. Também é importante garantir o distanciamento social e o uso de máscaras durante a festa.

Related video of ornamentação festa junina na escola

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait