Organismos Que Apresentam Corpo Dividido Em Proglotes

Reza September 3, 2021
a / Proglotis.jpg

Os organismos que apresentam corpo dividido em proglotes são vermes platelmintos do filo Platyhelminthes, classe Cestoda, também conhecidos como tênias. Esses vermes parasitas têm um corpo alongado e achatado, com uma cabeça chamada escólex, que se prende à parede intestinal do hospedeiro, e uma série de segmentos chamados proglotes.

Anatomia dos organismos que apresentam corpo dividido em proglotes

As tênias são vermes que não possuem sistema digestório, respiratório ou circulatório. Seu corpo é formado por uma série de segmentos ou proglotes, que contêm órgãos reprodutores masculinos e femininos. Cada proglote é capaz de produzir ovos fertilizados, que são eliminados nas fezes do hospedeiro e depois ingeridos por outros animais, completando o ciclo de vida da tênia.

Os proglotes mais novos são encontrados próximos à cabeça da tênia e são menores e mais simples do que os mais velhos. À medida que a tênia cresce e se desenvolve, os novos proglotes são produzidos no final do corpo e empurram os mais velhos para frente. Quando uma tênia adulta é eliminada do hospedeiro, ela pode ter dezenas ou até centenas de proglotes em seu corpo.

Ciclo de vida dos organismos que apresentam corpo dividido em proglotes

O ciclo de vida das tênias começa quando os ovos são ingeridos por um hospedeiro intermediário, como um porco ou uma vaca. Os ovos eclodem dentro do intestino do hospedeiro intermediário, liberando larvas que penetram na parede intestinal e se espalham pelo corpo do animal. As larvas se desenvolvem em cistos nas fibras musculares do animal e são conhecidas como “carne de porco” ou “carne de vaca” contaminada.

Quando um ser humano ingere carne crua ou mal cozida infectada com esses cistos, as larvas voltam a se desenvolver em adultos no intestino humano, onde se fixam na parede intestinal e começam a produzir proglotes. Essas tênias adultas podem crescer até 10 metros de comprimento e viver por vários anos no intestino humano, produzindo milhares de ovos que são eliminados nas fezes.

Sintomas e tratamento da infecção por organismos que apresentam corpo dividido em proglotes

A infecção por tênias pode causar sintomas como dor abdominal, náusea, diarreia e perda de peso. Em casos mais graves, a infecção pode causar obstrução intestinal ou até mesmo perfuração intestinal. O diagnóstico é feito através da detecção de ovos ou proglotes nas fezes do paciente.

For more information, please click the button below.

O tratamento da infecção por tênias é feito com medicamentos antiparasitários, como praziquantel ou niclosamida, que matam os vermes adultos no intestino humano. É importante também tratar o hospedeiro intermediário para evitar a disseminação da infecção.

Prevenção da infecção por organismos que apresentam corpo dividido em proglotes

A melhor forma de prevenir a infecção por tênias é evitar o consumo de carne crua ou mal cozida, especialmente de porco ou vaca. É importante também lavar as mãos regularmente, especialmente depois de manusear carne crua, e evitar o contato com fezes de animais ou seres humanos infectados.

Além disso, é importante inspecionar cuidadosamente a carne antes de comprá-la e cozinhá-la completamente a uma temperatura de pelo menos 63 graus Celsius para matar qualquer larva ou ovo presente na carne.

Conclusão

Os organismos que apresentam corpo dividido em proglotes são vermes parasitas conhecidos como tênias, que infectam o intestino humano através do consumo de carne crua ou mal cozida contaminada. Embora possam causar sintomas gastrointestinais desagradáveis, a infecção por tênias pode ser tratada com medicamentos antiparasitários e prevenida através de práticas de higiene e segurança alimentar adequadas.

FAQs

1. As tênias podem infectar outros animais além de seres humanos?

Sim, as tênias podem infectar uma ampla variedade de hospedeiros intermediários, incluindo porcos, vacas, ovelhas, cavalos e até mesmo peixes.

2. Qual é o risco de contrair uma infecção por tênias?

O risco de contrair uma infecção por tênias é relativamente baixo em países desenvolvidos, onde as práticas de higiene e segurança alimentar são seguidas de perto. No entanto, a infecção é mais comum em países em desenvolvimento onde as condições sanitárias são precárias.

3. É possível contrair uma infecção por tênias sem consumir carne contaminada?

Não, a infecção por tênias ocorre apenas através do consumo de carne crua ou mal cozida infectada com cistos de larvas. A contaminação fecal-oral também pode ocorrer em áreas com saneamento básico inadequado.

Related video of organismos que apresentam corpo dividido em proglotes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait