OperaÇÕEs Inversas AdiÇÃO E SubtraÇÃO

Reza January 23, 2022
Problematizando com as relações inversas entre adição e subtração

As operações matemáticas são a base para o aprendizado da matemática. Adição e subtração são duas operações fundamentais que aprendemos desde cedo. Mas você já ouviu falar em suas operações inversas?

O que são operações inversas?

Operações inversas são as operações que desfazem o efeito de uma determinada operação. Em outras palavras, se você executar uma operação em um número, a operação inversa irá desfazer o efeito dessa operação e retornar ao valor original.

Por exemplo, a adição e a subtração são operações inversas entre si. Se adicionarmos 5 a um número e, em seguida, subtrairmos 5 do resultado, retornaremos ao número original.

Operações inversas da adição

A operação inversa da adição é a subtração. Se adicionarmos um número a outro número e, em seguida, subtraçamos o mesmo número do resultado, retornamos ao primeiro número.

Por exemplo:

  • 5 + 3 = 8
  • 8 – 3 = 5

Nesse exemplo, adicionamos 3 a 5, o que resultou em 8. Em seguida, subtraímos 3 de 8, o que nos levou de volta a 5.

For more information, please click the button below.

Operações inversas da subtração

A operação inversa da subtração é a adição. Se subtrairmos um número de outro número e, em seguida, adicionarmos o mesmo número ao resultado, retornamos ao primeiro número.

Por exemplo:

  • 8 – 3 = 5
  • 5 + 3 = 8

Nesse exemplo, subtraímos 3 de 8, o que resultou em 5. Em seguida, adicionamos 3 a 5, o que nos levou de volta a 8.

Exemplo de uso das operações inversas

As operações inversas são muito úteis na resolução de problemas matemáticos. Vejamos um exemplo:

Um grupo de amigos foi a um restaurante e a conta ficou em R$ 120,00. Eles decidiram dividir a conta igualmente entre os 6 amigos. Qual é o valor que cada amigo deve pagar?

Para resolver este problema, precisamos usar uma operação inversa. Sabemos que a divisão é a operação inversa da multiplicação. Então, para descobrir o valor que cada amigo deve pagar, precisamos dividir o total por 6.

120 / 6 = 20

Portanto, cada amigo deve pagar R$ 20,00.

Conclusão

As operações inversas adição e subtração são fundamentais para o aprendizado da matemática. Aprender a usá-las é essencial para resolver problemas matemáticos mais complexos. É importante lembrar que as operações inversas são aquelas que desfazem o efeito de uma determinada operação.

FAQs

1. Qual é a importância das operações inversas?

As operações inversas são importantes porque nos permitem desfazer o efeito de uma determinada operação e retornar ao valor original. Isso é útil na resolução de problemas matemáticos mais complexos.

2. Como posso identificar as operações inversas?

Você pode identificar as operações inversas observando quais operações desfazem o efeito de outras operações. Por exemplo, a adição e a subtração são inversas entre si.

3. Como posso usar as operações inversas para resolver problemas matemáticos?

Você pode usar as operações inversas para resolver problemas matemáticos identificando a operação que foi usada para chegar a um determinado resultado e, em seguida, usando a operação inversa para retornar ao valor original.

Related video of operações inversas adição e subtração

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait