Operações De Adição E Subtração No 4º Ano

Reza January 15, 2023
Blog Educacional (Profª. Jezaine) Adição e Subtração 4º Ano

No 4º ano do ensino fundamental, as operações de adição e subtração são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático das crianças. Através dessas operações, os alunos aprendem a somar e subtrair números inteiros, desenvolvendo habilidades importantes para o seu dia a dia.

Adição

A adição é uma operação matemática que consiste em somar dois ou mais números para encontrar a sua soma. Na escola, as crianças aprendem a realizar a adição utilizando diversos métodos, como:

  • Somando mentalmente os números;
  • Realizando a contagem dos números com objetos, como palitos ou blocos de construção;
  • Utilizando a tabela de adição, que é uma tabela que mostra todas as possíveis somas entre os números de 0 a 9.

Para realizar a adição, é importante que as crianças compreendam a ideia de que a ordem dos números não altera o resultado. Ou seja, 2 + 3 é igual a 3 + 2. Além disso, a adição também é comutativa, ou seja, o resultado da soma de dois números é o mesmo, independentemente da ordem em que eles são somados.

Exemplo:

Se somarmos 2 + 3, o resultado é 5. Se somarmos 3 + 2, o resultado também é 5.

Subtração

A subtração é outra operação matemática que as crianças aprendem no 4º ano do ensino fundamental. Ela consiste em diminuir um número de outro para encontrar a diferença entre eles. Para realizar a subtração, é importante que as crianças compreendam a ideia de que a ordem dos números altera o resultado. Ou seja, 5 – 2 não é igual a 2 – 5.

Assim como na adição, as crianças podem utilizar diversos métodos para realizar a subtração, como:

For more information, please click the button below.
  • Somando mentalmente o número que falta para alcançar o número de partida;
  • Contando os números com objetos e retirando os objetos que correspondem ao número subtraído;
  • Utilizando a tabela de subtração, que é uma tabela que mostra todas as possíveis subtrações entre os números de 0 a 9.

Exemplo:

Se subtrairmos 5 – 2, o resultado é 3. Se subtrairmos 2 – 5, o resultado é -3.

Atividades para o 4º ano

Para que as crianças possam desenvolver suas habilidades em adição e subtração, existem diversas atividades que podem ser realizadas em sala de aula ou em casa. Algumas dessas atividades são:

  • Jogos de tabuleiro que envolvam adição e subtração;
  • Problemas matemáticos que utilizem as operações de adição e subtração;
  • Atividades com a tabela de adição e subtração para que as crianças possam memorizar as somas e subtrações mais comuns;
  • Exercícios de fixação que envolvam a realização de cálculos de adição e subtração em diferentes níveis de dificuldade.

Importância das operações de adição e subtração

As operações de adição e subtração são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático das crianças. Além disso, elas são utilizadas em diversas situações do dia a dia, como na hora de fazer compras, calcular distâncias, calcular o troco, entre outras.

Por isso, é importante que as crianças aprendam a realizar essas operações de forma correta e eficiente, para que possam utilizá-las no seu cotidiano de forma prática e precisa.

Conclusão

No 4º ano do ensino fundamental, as operações de adição e subtração são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático das crianças. Através dessas operações, os alunos aprendem a somar e subtrair números inteiros, desenvolvendo habilidades importantes para o seu dia a dia. É importante que as crianças compreendam a ideia de que a ordem dos números não altera o resultado na adição e que a ordem dos números altera o resultado na subtração. Além disso, é fundamental que as crianças pratiquem essas operações através de atividades e exercícios de fixação, para que possam utilizá-las no seu cotidiano de forma prática e precisa.

FAQs

1. Como posso ajudar meu filho a aprender adição e subtração?

Você pode ajudar seu filho a aprender adição e subtração através de atividades e jogos que envolvam essas operações. Além disso, é importante que você converse com ele sobre a importância dessas operações no dia a dia, mostrando exemplos práticos de como elas são utilizadas.

2. Qual é a idade ideal para as crianças aprenderem adição e subtração?

As crianças começam a aprender adição e subtração no 1º ano do ensino fundamental, mas é no 4º ano que elas desenvolvem habilidades mais avançadas nessas operações. No entanto, é importante lembrar que cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem e pode aprender em tempos diferentes.

3. Por que é importante que as crianças aprendam adição e subtração?

As operações de adição e subtração são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático das crianças. Além disso, elas são utilizadas em diversas situações do dia a dia, como na hora de fazer compras, calcular distâncias, calcular o troco, entre outras. Por isso, é importante que as crianças aprendam a realizar essas operações de forma correta e eficiente, para que possam utilizá-las no seu cotidiano de forma prática e precisa.

Related video of operações de adição e subtração 4 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait