Onde Surgiu O Jiu Jitsu?

Reza June 22, 2021
Como surgiu o jiujitsu brasileiro e quais suas inovações? Super

O jiu jitsu é uma arte marcial japonesa que se tornou popular no mundo todo, principalmente no Brasil. Ela se baseia em técnicas de luta de solo, como estrangulamentos e chaves de braço, e tem como objetivo imobilizar o oponente até que ele desista ou seja nocauteado. Mas você sabe onde o jiu jitsu surgiu?

História do jiu jitsu

O jiu jitsu tem suas raízes no Japão, onde era conhecido como “jujutsu” ou “jiu jitsu”. Essa arte marcial se desenvolveu durante o período feudal japonês, quando os samurais precisavam de técnicas de luta corpo a corpo para se defenderem em batalhas e combates individuais.

O jujutsu era composto por diversas técnicas de defesa e ataque, como golpes com as mãos e os pés, arremessos, imobilizações e estrangulamentos. Essas técnicas eram ensinadas em escolas de jujutsu, que se multiplicaram pelo Japão durante o século XVII.

No final do século XIX, o jujutsu começou a ser divulgado fora do Japão, graças a mestres que viajavam pelo mundo para ensinar suas técnicas. Um desses mestres foi Jigoro Kano, que criou uma versão mais suave e esportiva do jujutsu, chamada “judô”.

O judô se tornou muito popular no Japão e no mundo todo, e inspirou outros mestres de artes marciais a criarem suas próprias versões do jujutsu. Foi assim que surgiu o jiu jitsu brasileiro.

Jiu jitsu brasileiro

O jiu jitsu brasileiro foi criado por Carlos Gracie, que nasceu em 1902 em Belém do Pará e se mudou para o Rio de Janeiro na adolescência. Carlos Gracie era filho de Gastão Gracie, um imigrante escocês que se casou com uma brasileira e teve sete filhos.

For more information, please click the button below.

Em 1917, Carlos Gracie conheceu Mitsuyo Maeda, um mestre de judô japonês que estava fazendo uma turnê pelo Brasil e desafiando lutadores locais. Carlos Gracie ficou impressionado com as técnicas de Maeda e começou a treinar com ele.

Carlos Gracie e seus irmãos se dedicaram ao estudo do judô e do jujutsu, mas perceberam que as técnicas eram muito voltadas para a competição esportiva, e não para a defesa pessoal. Eles então começaram a desenvolver seu próprio estilo de luta, baseado em técnicas de imobilização e estrangulamento.

Em 1925, Carlos Gracie abriu sua primeira academia de jiu jitsu no Rio de Janeiro, e passou a ensinar sua nova técnica a outros lutadores. Seus irmãos também abriram academias em outras cidades do Brasil.

O jiu jitsu brasileiro se tornou muito popular no país, e em 1978 foi criada a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, que organiza campeonatos e eventos relacionados à arte marcial.

Jiu jitsu no mundo

O jiu jitsu brasileiro se espalhou pelo mundo a partir da década de 1980, quando lutadores como Rickson Gracie, Royce Gracie e Renzo Gracie começaram a competir em torneios internacionais de artes marciais mistas (MMA) e a vencer com facilidade.

Os lutadores de jiu jitsu brasileiro mostraram que suas técnicas de luta de solo eram muito eficientes contra outros lutadores que não dominavam essa arte marcial. Isso fez com que muitos praticantes de outras artes marciais começassem a se interessar pelo jiu jitsu e a incorporar suas técnicas em seus treinamentos.

Hoje em dia, o jiu jitsu é praticado em todo o mundo, em academias e clubes que seguem as técnicas desenvolvidas por Carlos Gracie e seus irmãos. Existem diversas federações e organizações que promovem campeonatos e eventos de jiu jitsu em diversos países.

Conclusão

O jiu jitsu é uma arte marcial que surgiu no Japão, mas que foi desenvolvida e popularizada no Brasil por Carlos Gracie e seus irmãos. A técnica se baseia em imobilizações e estrangulamentos, e é muito eficiente para a defesa pessoal. O jiu jitsu brasileiro se espalhou pelo mundo a partir da década de 1980, graças aos sucessos de lutadores como Rickson Gracie e Royce Gracie em torneios de MMA.

FAQs

O jiu jitsu é uma arte marcial perigosa?

O jiu jitsu pode ser perigoso se não for praticado com cuidado e respeito. As técnicas de imobilização e estrangulamento podem causar lesões e até mesmo a morte se forem aplicadas de forma incorreta. Por isso, é importante treinar com um bom professor e seguir todas as regras de segurança.

Qual a diferença entre jiu jitsu e judô?

O jiu jitsu e o judô têm origens semelhantes no Japão, mas se desenvolveram de formas diferentes. O judô é uma arte marcial mais voltada para a competição esportiva, com regras e pontuações bem definidas. O jiu jitsu, por sua vez, é mais voltado para a defesa pessoal e as técnicas de luta de solo.

Qual a importância do jiu jitsu para o MMA?

O jiu jitsu é uma das artes marciais mais importantes para o MMA, pois é muito eficiente para a luta de solo. Os lutadores de jiu jitsu brasileiro mostraram que suas técnicas de imobilização e estrangulamento são muito eficientes contra outros lutadores que não dominam essa arte marcial. Por isso, muitos lutadores de MMA incorporam o jiu jitsu em seus treinamentos.

Related video of onde surgiu o jiu jitsu

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait