Onde Achar O Órgão Expedidor Da Identidade?

Reza January 7, 2022
Tymczasowy Mokradła Kreda orgão expedidor da carteira de identidade

Quando se preenche um formulário ou se solicita um serviço que requer a apresentação de um documento de identificação, é comum que seja solicitado o número do RG (Registro Geral) e o órgão expedidor. O número do RG é fácil de encontrar no próprio documento, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre onde encontrar o órgão expedidor.

O que é o órgão expedidor?

O órgão expedidor é o órgão ou entidade que emitiu o documento de identidade, ou seja, o órgão responsável por emitir o RG. Esse órgão varia de acordo com o estado brasileiro em que a pessoa foi registrada.

Onde encontrar o órgão expedidor?

Para encontrar o órgão expedidor do RG, é necessário olhar para o próprio documento de identificação. O órgão expedidor está localizado na parte superior do documento, logo abaixo do número do RG.

Dependendo do estado brasileiro em que a pessoa foi registrada, o órgão expedidor pode ter uma sigla diferente. Algumas das siglas mais comuns são:

  • SSP – Secretaria de Segurança Pública
  • SSPTC – Secretaria de Segurança Pública e Trânsito do Estado
  • DIC – Delegacia de Investigações e Capturas
  • DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito

É importante lembrar que a sigla pode variar de acordo com o estado, portanto, é necessário verificar qual é a sigla correspondente ao estado em que a pessoa foi registrada.

Por que é importante saber o órgão expedidor?

Saber o órgão expedidor do RG é importante em diversas situações, como por exemplo:

For more information, please click the button below.
  • Ao preencher formulários que exigem o número do RG e o órgão expedidor;
  • Ao solicitar serviços que requerem a apresentação do RG, como a emissão de passaporte ou a abertura de conta bancária;
  • Em situações em que é necessário comprovar a identidade, como em processos seletivos ou em entrevistas de emprego.

Como descobrir o órgão expedidor em caso de perda do documento?

Em caso de perda do RG, é possível descobrir o órgão expedidor através de outras documentações, como a carteira de trabalho ou a carteira de motorista, desde que esses documentos tenham sido emitidos pelo mesmo órgão que emitiu o RG.

Caso não seja possível encontrar nenhuma documentação que contenha a informação do órgão expedidor, é necessário procurar o instituto de identificação do estado em que a pessoa foi registrada para solicitar a emissão de uma segunda via do RG.

Conclusão

O órgão expedidor do RG é uma informação importante que pode ser solicitada em diversas situações. Essa informação pode ser encontrada no próprio documento de identificação, logo abaixo do número do RG. É importante lembrar que a sigla do órgão expedidor pode variar de acordo com o estado brasileiro em que a pessoa foi registrada.

FAQs

1. É possível encontrar o órgão expedidor do RG pela internet?

Não é possível encontrar o órgão expedidor do RG pela internet, pois essa informação está disponível apenas no próprio documento de identificação.

2. O que fazer se o RG foi emitido em outro estado?

Caso o RG tenha sido emitido em outro estado, é necessário verificar qual é a sigla correspondente ao estado em questão para saber qual foi o órgão expedidor.

3. É possível descobrir o órgão expedidor através do CPF?

Não é possível descobrir o órgão expedidor através do CPF, pois são documentos diferentes e não possuem relação direta entre si.

Related video of onde achar o orgao expedidor da identidade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait