Olhando A Tabela Periódica Do Último Quadrinho Da Tirinha

Reza April 9, 2022
História em quadrinhos sobre a Tabela Periódica Fonte autoras (2020

A tabela periódica é uma ferramenta fundamental para entender a química e os elementos químicos. É composta por 118 elementos, organizados em ordem crescente de número atômico e agrupados de acordo com suas propriedades químicas e físicas. Na tirinha mencionada, o último quadrinho mostra a tabela periódica e sugere uma pergunta sobre os elementos presentes nela.

A tabela periódica

A tabela periódica é dividida em linhas horizontais chamadas períodos e colunas verticais chamadas grupos ou famílias. Os elementos em um mesmo grupo têm propriedades químicas semelhantes, enquanto os elementos em um mesmo período têm números atômicos crescentes e propriedades físicas e químicas variadas.

Cada elemento é representado por um símbolo químico, geralmente uma ou duas letras, e seu número atômico é o número de prótons em seu núcleo. O número atômico também determina a posição do elemento na tabela periódica.

O último quadrinho da tirinha

No último quadrinho da tirinha, a tabela periódica é mostrada com dois elementos destacados: carbono (C) e silício (Si). Ambos pertencem ao grupo 14 da tabela periódica e têm propriedades químicas semelhantes.

O carbono é um elemento não metálico que forma a base da química orgânica, sendo encontrado em todos os seres vivos e em muitos compostos importantes, como carvão, diamante e grafite. O silício é um elemento semimetálico que é comumente usado na produção de semicondutores, vidros e cerâmicas.

Perguntas sobre o último quadrinho da tirinha

A partir do último quadrinho da tirinha, algumas perguntas podem ser feitas para entender melhor os elementos presentes na tabela periódica.

For more information, please click the button below.

1. Por que o carbono e o silício estão destacados na tabela periódica?

O carbono e o silício estão destacados na tabela periódica porque ambos são elementos do grupo 14 e têm propriedades químicas semelhantes. Eles têm quatro elétrons na camada de valência e podem formar até quatro ligações covalentes.

2. Quais são as principais aplicações do carbono e do silício?

O carbono é usado em muitas aplicações, como em combustíveis fósseis, materiais de construção, medicamentos, alimentos e tecnologia. O silício é usado na produção de semicondutores, vidros, cerâmicas e em muitas outras aplicações tecnológicas.

3. Como a tabela periódica é útil para entender os elementos químicos?

A tabela periódica é útil porque organiza os elementos químicos de acordo com suas propriedades físicas e químicas, permitindo que sejam estudados e comparados de forma mais eficiente. Ela também ajuda a prever as propriedades de elementos desconhecidos e a entender como os átomos se combinam para formar moléculas e compostos.

Conclusão

A tabela periódica é uma ferramenta fundamental para entender a química e os elementos químicos. No último quadrinho da tirinha, a tabela periódica é mostrada com destaque para o carbono e o silício, dois elementos do grupo 14 com propriedades químicas semelhantes. A partir disso, é possível fazer perguntas e entender melhor as aplicações e utilidades desses elementos na química e na tecnologia.

FAQs

1. Quantos elementos químicos existem na tabela periódica?

A tabela periódica é composta por 118 elementos químicos.

2. O que é número atômico?

O número atômico é o número de prótons no núcleo de um átomo. Ele determina a posição do elemento na tabela periódica e suas propriedades químicas.

3. O que é um grupo na tabela periódica?

Um grupo na tabela periódica é uma coluna vertical de elementos com propriedades químicas semelhantes.

Related video of olhando a tabela periodica do ultimo quadrinho da tirinha

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait