Óculos É Oxítona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza November 17, 2021
óculos é Paroxítona Proparoxítona Ou Oxítona BRAINSTACK

Para entendermos se a palavra “óculos” é oxítona, paroxítona ou proparoxítona precisamos primeiro entender o que são essas classificações de palavras na língua portuguesa.

O que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

As palavras na língua portuguesa são classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica, ou seja, a sílaba que é a mais forte na pronúncia da palavra. Essa classificação é importante para o correto uso da acentuação gráfica.

As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Exemplos: café, sofá, avó.

As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: casa, mesa, livro.

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: difícil, música, lâmpada.

Óculos é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?

A palavra “óculos” é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima. A pronúncia correta é “ó-cu-los”, com o acento tônico na sílaba “cu”.

For more information, please click the button below.

Por que a palavra “óculos” é paroxítona?

A palavra “óculos” é formada a partir da junção de duas palavras gregas: “ophtalmós” (olho) e “kulos” (objeto redondo). Na língua grega, a palavra “ophtalmós” é paroxítona, e a palavra “kulos” é oxítona. Na junção dessas duas palavras, a sílaba tônica recai sobre a penúltima sílaba, tornando a palavra “óculos” uma paroxítona.

A palavra “óculos” recebe acento tônico?

A palavra “óculos” não recebe acento tônico, pois é uma palavra paroxítona terminada em “s”, seguida ou não de outra consoante. De acordo com as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa, as palavras paroxítonas terminadas em “s”, seguida ou não de outra consoante, não recebem acento tônico.

Conclusão

Em resumo, a palavra “óculos” é uma palavra paroxítona, cuja sílaba tônica recai sobre a penúltima sílaba. Essa classificação é importante para o correto uso da acentuação gráfica na língua portuguesa.

FAQs

1. Todas as palavras formadas a partir da junção de duas palavras recebem acento tônico?

Não necessariamente. A posição da sílaba tônica dependerá da classificação da palavra resultante da junção dessas duas palavras.

2. Por que é importante saber se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?

É importante saber a classificação das palavras para o correto uso da acentuação gráfica na língua portuguesa, além de ser uma regra gramatical que deve ser respeitada na escrita.

3. A palavra “óculos” tem alguma relação com a palavra “oculos” em latim?

Sim, a palavra “óculos” tem origem na palavra “oculos” em latim, que significa “olhos”.

Related video of óculos é oxítona paroxítona ou proparoxítona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait