Obras Literárias Cujos Personagens São Animais

Reza September 12, 2021
Editora Moderna relança Saga Animal 88milhas

As obras literárias são uma forma de arte que nos transporta para outros mundos e nos faz vivenciar experiências únicas. Uma das formas mais interessantes de se contar uma história é através dos olhos de personagens animais, que nos fazem refletir sobre a nossa própria humanidade. Neste artigo, vamos explorar algumas obras literárias que apresentam personagens animais e como elas nos ajudam a compreender o mundo em que vivemos.

Fábulas

As fábulas são um tipo de história curta que apresenta animais como personagens, cada um com suas características próprias. Elas são geralmente escritas para ensinar uma lição moral ou para transmitir um ensinamento importante. Algumas das fábulas mais conhecidas são:

  • A Lebre e a Tartaruga: essa fábula ensina que a perseverança é mais importante do que a rapidez;
  • A Cigarra e a Formiga: apresenta a importância do trabalho e da preparação para o futuro;
  • O Lobo em Pele de Cordeiro: mostra como as pessoas podem fingir ser o que não são para conseguir o que querem.

A Revolução dos Bichos

Escrito por George Orwell, A Revolução dos Bichos é um livro que tem como personagens principais animais de uma fazenda que se revoltam contra seus donos humanos em busca de uma vida melhor. A história é uma alegoria à Revolução Russa de 1917 e ao regime comunista que se seguiu. O livro mostra como a luta pelo poder pode levar a um estado de corrupção e autoritarismo.

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia, escritas por C.S. Lewis, apresentam vários animais falantes que são personagens principais das histórias. O livro é uma fantasia que se passa em um mundo mágico chamado Nárnia, onde animais e humanos convivem em harmonia. A série de livros tem como objetivo mostrar como a fé e a moral cristã podem ser aplicadas no cotidiano das pessoas.

O Pequeno Príncipe

Embora o personagem principal de O Pequeno Príncipe seja um ser humano, a história apresenta vários animais que desempenham papéis importantes na trama. O livro, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, é uma fábula que apresenta uma série de ensinamentos sobre a vida e o amor. O livro é considerado uma obra de arte atemporal e é frequentemente lido por pessoas de todas as idades.

Conclusão

As obras literárias que apresentam personagens animais são uma forma criativa de nos fazer refletir sobre o mundo em que vivemos. Elas nos permitem ver a vida sob uma perspectiva diferente e nos ensinam lições valiosas sobre a nossa própria humanidade. Se você ainda não leu nenhuma dessas obras, vale a pena dar uma chance e se deixar encantar pelos personagens animais.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Por que as obras literárias com personagens animais são tão populares?

As obras literárias com personagens animais são populares porque elas nos permitem ver a vida sob uma perspectiva diferente. Os animais são seres que não têm as mesmas preocupações que os seres humanos, o que nos permite refletir sobre o que é realmente importante na vida.

2. As obras literárias com personagens animais são apenas para crianças?

Não, as obras literárias com personagens animais são para todas as idades. Embora algumas delas sejam dirigidas a crianças, muitas apresentam temas complexos que são relevantes para adultos.

3. Qual é a importância das fábulas na literatura infantil?

As fábulas são importantes na literatura infantil porque elas apresentam lições morais de forma clara e simples. As histórias são curtas e apresentam personagens que as crianças podem facilmente identificar, o que torna mais fácil para elas entenderem a mensagem que está sendo transmitida.

Related video of obras literarias cujos personagens sao animais

https://youtube.com/watch?v=6ll-U8Saka4

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait