O Triste Fim De Policarpo Quaresma Resumo

Reza January 18, 2023
Comunidade Resenhas Literárias TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA Lima

Introdução

“O Triste Fim de Policarpo Quaresma” é um romance escrito por Lima Barreto e publicado em 1915. A história se passa no Brasil do início do século XX e aborda questões sociais, políticas e culturais da época. Neste resumo, vamos explorar os principais pontos da trama, os personagens e os temas abordados pelo autor.

Enredo

Policarpo Quaresma é um funcionário público que vive no Rio de Janeiro e é apaixonado pelo Brasil. Ele acredita que a cultura do país é subvalorizada e decide empreender uma campanha para valorizar a música, a literatura e a culinária brasileira. Para isso, ele começa a estudar os aspectos culturais do Brasil e a aprender a tocar violão e cavaquinho. Ele também se envolve em questões políticas, defendendo a criação de uma língua nacional que seja uma mistura de português e tupi-guarani. No entanto, suas ideias não são bem recebidas pelos seus colegas de trabalho e pelos membros da elite brasileira. Ele é ridicularizado pela imprensa e acaba sendo expulso do serviço público. Policarpo, então, decide se alistar no exército para lutar na Guerra de Canudos, na Bahia. Ele acredita que esta é uma forma de defender o Brasil e mostrar seu amor pelo país. No entanto, quando ele chega em Canudos, descobre que a guerra é motivada por interesses políticos e que o governo está lutando contra os habitantes da cidade por motivos egoístas. Policarpo acaba sendo preso por seus próprios colegas de exército e condenado à morte. Ele é executado e enterrado em um local desconhecido.

Personagens

Além de Policarpo Quaresma, o livro apresenta outros personagens importantes:

  • Olga – irmã de Policarpo, com quem ele tem uma relação próxima;
  • Manuel – amigo de Policarpo e músico;
  • Ribeiro – colega de trabalho de Policarpo e seu principal opositor;
  • General Albernaz – comandante do exército que lidera a Guerra de Canudos;
  • Floriano Peixoto – presidente do Brasil na época em que se passa a história.

Temas

“O Triste Fim de Policarpo Quaresma” aborda diversos temas relevantes para a sociedade brasileira da época e que ainda são relevantes hoje em dia. Alguns destes temas são:

  • Nacionalismo – a ideia de amar e valorizar o próprio país;
  • Preconceito – a discriminação contra pessoas de classes sociais, etnias e culturas diferentes;
  • Política – a corrupção e a luta pelo poder em governos e instituições públicas;
  • Cultura – a valorização da cultura local e a importância da diversidade cultural;
  • Guerre – as consequências da guerra para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

Conclusão

“O Triste Fim de Policarpo Quaresma” é uma obra importante da literatura brasileira que aborda questões relevantes para a sociedade. A história de Policarpo é uma crítica ao nacionalismo exagerado e à falta de valorização da diversidade cultural. Além disso, o livro mostra como a política pode ser corrupta e como a guerra pode ter consequências trágicas para os indivíduos e para a sociedade.

FAQs

O que é nacionalismo?

Nacionalismo é a ideia de amar e valorizar o próprio país. Esta ideologia pode ter aspectos positivos, como o orgulho da cultura local e a defesa dos interesses nacionais, mas também pode levar a atitudes xenófobas e à discriminação contra pessoas de outras culturas e nacionalidades.

For more information, please click the button below.

Quais são os temas abordados em “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”?

Alguns dos temas abordados no livro são nacionalismo, preconceito, política, cultura e guerra.

Qual é a mensagem principal de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”?

A mensagem principal do livro é que é importante valorizar e respeitar a diversidade cultural e que a política e a guerra podem ter consequências trágicas para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

Related video of o triste fim de policarpo quaresma resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait