O Triste Fim De Policarpo Quaresma: Personagens

Reza October 4, 2021
Personagem Do Livro O Triste Fim De Policarpo Quaresma Libro Gratis

O triste fim de Policarpo Quaresma é um romance de Lima Barreto, publicado em 1915, que retrata a história de um nacionalista ingênuo, Policarpo Quaresma, que se esforça para promover a cultura brasileira, mas é ridicularizado e perseguido pela elite brasileira. Neste artigo, vamos explorar as personagens deste romance e suas características.

Policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma é o personagem principal do romance. Ele é um nacionalista fervoroso, que acredita que a cultura brasileira é superior a qualquer outra cultura no mundo. Sua paixão pela cultura brasileira o leva a aprender violão, mandarim, tupi-guarani e outras línguas indígenas.

No entanto, sua ingenuidade e falta de habilidade política o tornam vulnerável às críticas e manipulações da elite brasileira. Ele é ridicularizado por seus colegas no Ministério da Guerra e acaba sendo preso por tentar convencer o presidente do Brasil a mudar a bandeira nacional.

Olga

Olga é a namorada de Policarpo Quaresma. Ela é uma mulher forte e independente, que trabalha como professora e é apaixonada pela música clássica. Ela é a única pessoa que entende e apoia o amor de Policarpo pela cultura brasileira.

No entanto, Olga é presa e exilada por suas atividades políticas, o que deixa Policarpo desesperado e sozinho.

Major Antônio

Major Antônio é o melhor amigo de Policarpo Quaresma. Ele também é nacionalista, mas tem uma visão mais realista da vida. Ele é um militar experiente e sabe como lidar com a política e a elite brasileira.

For more information, please click the button below.

Ele tenta ajudar Policarpo a entender o sistema político brasileiro, mas suas tentativas são em vão. No final do romance, Major Antônio é morto em uma batalha na Revolução Federalista.

Dr. Campos

Dr. Campos é o médico de Policarpo Quaresma. Ele é um homem culto e sofisticado, que aprecia a cultura europeia. Ele é o único personagem que entende a paixão de Policarpo pela cultura brasileira, mas não concorda com suas ideias nacionalistas.

Ele tenta convencer Policarpo a mudar sua visão sobre a cultura brasileira, mas não consegue. No final do romance, Dr. Campos é preso por suas atividades políticas.

Conclusão

O triste fim de Policarpo Quaresma é um romance que retrata as lutas e dificuldades de um nacionalista ingênuo em uma sociedade elitista e corrupta. As personagens do romance refletem as diferentes visões e ideologias que existem no Brasil e a luta constante entre as culturas brasileira e europeia.

FAQs

Qual é o tema principal de “O triste fim de Policarpo Quaresma”?

O tema principal do romance é a luta de um nacionalista ingênuo contra a elite brasileira e a defesa da cultura brasileira.

Quem é a namorada de Policarpo Quaresma?

A namorada de Policarpo Quaresma é Olga, uma professora apaixonada pela música clássica.

Quem é Dr. Campos em “O triste fim de Policarpo Quaresma”?

Dr. Campos é o médico de Policarpo Quaresma e um homem culto e sofisticado que aprecia a cultura europeia.

Related video of o triste fim de policarpo quaresma personagens

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait