O Trecho A Seguir Faz Parte Do Livro Dom Casmurro

Reza June 17, 2022
Livro Dom Casmurro Livro Principis Usado 45772056 enjoei

Introdução

“O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro” é uma instrução que nos apresenta uma obra literária clássica da autoria do escritor brasileiro Machado de Assis. Dom Casmurro é um romance publicado em 1899 que narra a história de Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro, e seu amor não correspondido por sua amiga de infância, Capitu. A obra é um clássico da literatura brasileira e mundial e é amplamente estudada em escolas e universidades.

O Trecho

“O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro” é uma frase que pode ser seguida por qualquer um dos muitos trechos notáveis do romance. No entanto, um trecho particularmente memorável é a abertura do capítulo XI, que começa assim: “Não me acode melhor comparação para dizer quem era Escobar, do que lembrar ao leitor a açucena, uma das flores mais delicadas e mimosa da nossa flora. Não que o meu amigo tivesse aquela candura e aquele aroma. Era menos ágil, menos nervoso, menos fino de feição e gestos; mas tinha qualquer cousa que o fazia parecido com a açucena, alguma cousa da mesma suavidade e pureza.” Este trecho é significativo por várias razões. Primeiro, ele apresenta uma das personagens mais importantes do livro, Escobar, que é o melhor amigo de Bento Santiago. Segundo, ele usa uma comparação poética para descrever a personalidade de Escobar, comparando-o com uma flor delicada e mimosa. Terceiro, ele fornece uma visão geral da escrita de Machado de Assis, que muitas vezes usa uma linguagem poética e comparações inesperadas para descrever suas personagens e cenários.

Conclusão

“O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro” é uma introdução simples, mas significativa, para um dos romances mais importantes da literatura brasileira e mundial. O trecho pode ser seguido por muitos trechos notáveis do romance, mas a abertura do capítulo XI é particularmente memorável por sua linguagem poética, descrição de personagens e visão geral da escrita de Machado de Assis.

FAQs

1. Qual é o enredo principal de Dom Casmurro?

Dom Casmurro é um romance que narra a história de Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro, e seu amor não correspondido por sua amiga de infância, Capitu. O romance aborda temas como amor, ciúme, traição e culpa.

2. Por que Dom Casmurro é considerado um clássico da literatura?

Dom Casmurro é considerado um clássico da literatura por sua habilidade em explorar temas universais como amor, ciúme e traição em um cenário específico da cultura brasileira. Além disso, a obra é amplamente estudada em escolas e universidades e é apreciada por sua linguagem poética e estilo narrativo inovador.

3. Qual é a importância de Machado de Assis na literatura brasileira?

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira e mundial. Ele é conhecido por seu estilo narrativo inovador, que mistura ironia, humor e profundidade psicológica. Suas obras abordam temas universais como amor, traição e morte em um cenário específico da cultura brasileira e são amplamente estudadas em escolas e universidades.

For more information, please click the button below.

Related video of o trecho a seguir faz parte do livro dom casmurro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait