O Que Vai Cair Na Prova Da Etec?

Reza April 2, 2023
Vestibulinho das Etecs tem prazo de inscrição prorrogado até segunda

A prova da ETEC é um dos momentos mais importantes para os estudantes que desejam ingressar em uma escola técnica de ensino médio. Por isso, é natural que muitos se perguntem o que vai cair na prova e como se preparar da melhor forma possível.

Como funciona a prova da ETEC?

A prova da ETEC é composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Inglês

Além das questões objetivas, a prova também conta com uma redação, que vale 20 pontos.

O que é exigido em cada área da prova?

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nessa área da prova, são exigidos conhecimentos de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e interpretação de textos. É importante ter uma boa compreensão de gramática, ortografia e pontuação, além de ser capaz de interpretar textos de diferentes gêneros.

Matemática e suas Tecnologias

Nessa área da prova, são exigidos conhecimentos de matemática, álgebra, geometria, trigonometria e estatística. É importante estar familiarizado com fórmulas e conceitos matemáticos, além de ser capaz de aplicá-los em situações-problema.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Nessa área da prova, são exigidos conhecimentos de física, química e biologia, além de noções de meio ambiente e saúde. É importante entender os conceitos científicos básicos e ser capaz de aplicá-los em situações-problema.

For more information, please click the button below.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nessa área da prova, são exigidos conhecimentos de história, geografia, filosofia e sociologia. É importante ter uma boa compreensão de conceitos históricos e geográficos, além de ser capaz de interpretar textos e argumentar sobre temas relacionados à sociedade.

Inglês

Nessa área da prova, são exigidos conhecimentos de língua inglesa, incluindo gramática, vocabulário e compreensão de textos em inglês. É importante estar familiarizado com a língua e ser capaz de compreender textos simples em inglês.

Como se preparar para a prova da ETEC?

Para se preparar para a prova da ETEC, é importante estudar as matérias que serão cobradas e fazer exercícios de fixação. Alguns passos que podem ajudar na preparação são:

  • Organizar um cronograma de estudos
  • Revisar a matéria com frequência
  • Fazer exercícios de fixação
  • Participar de grupos de estudos
  • Procurar ajuda de professores ou tutores em caso de dúvidas

Também é importante estar atento às notícias e acontecimentos atuais, pois podem ser abordados na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O que pode ser cobrado na redação da prova da ETEC?

A redação da prova da ETEC geralmente aborda temas atuais e relevantes para a sociedade. É importante ter uma boa capacidade de argumentação e estruturação de texto, além de ser capaz de produzir uma redação clara e coerente.

Alguns temas que já foram abordados em provas anteriores incluem:

  • A importância da leitura na formação do indivíduo
  • A relação entre tecnologia e educação
  • O papel da mídia na formação da opinião pública
  • A preservação do meio ambiente
  • A violência urbana

Conclusão

A prova da ETEC é um desafio para muitos estudantes, mas com uma boa preparação é possível alcançar bons resultados. É importante estudar com antecedência e estar familiarizado com as matérias que serão cobradas, além de estar atento às notícias e acontecimentos atuais.

FAQs

1. É possível se preparar para a prova da ETEC em pouco tempo?

Embora seja recomendado estudar com antecedência, é possível se preparar para a prova da ETEC em pouco tempo se você se dedicar aos estudos e fizer exercícios de fixação com frequência. Nesse caso, é importante priorizar as matérias que você tem mais dificuldade.

2. É preciso saber inglês para fazer a prova da ETEC?

Sim, é preciso saber inglês para fazer a prova da ETEC, já que há uma área específica de língua inglesa na prova. No entanto, o nível exigido não é muito alto, e geralmente são cobrados conhecimentos de gramática, vocabulário e compreensão de textos simples em inglês.

3. Como é calculada a nota da prova da ETEC?

A nota da prova da ETEC é calculada a partir da média ponderada das notas das questões objetivas e da redação. As questões objetivas valem 80 pontos e a redação vale 20 pontos, totalizando uma pontuação máxima de 100 pontos.

Related video of o'que vai cair na prova da etec

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait