O Que Tem Sido Feito Pelo Bloco Aladi?

Reza March 12, 2022
Aladi blocos econômicos

O bloco ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) é uma organização regional que busca promover a integração econômica, política e social entre os países da América Latina e do Caribe. Fundada em 1980, a ALADI tem atualmente 13 membros e é uma das principais organizações regionais do continente. Neste artigo, vamos discutir o que tem sido feito pelo bloco ALADI nos últimos anos.

Histórico da ALADI

A ALADI foi criada em 1980 com o objetivo de promover a integração econômica e comercial entre os países da América Latina e do Caribe. A organização substituiu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), criada em 1960, que tinha como objetivo principal a redução das tarifas aduaneiras entre os países membros.

A ALADI tem como objetivo promover a integração econômica, política e social entre os países membros. A organização busca estimular o comércio entre os países membros, além de promover a cooperação em áreas como agricultura, energia, transporte, meio ambiente, ciência e tecnologia, entre outras.

Acordos comerciais

Desde a sua criação, a ALADI tem trabalhado para promover a integração econômica entre os países membros. Uma das formas de fazer isso é por meio da negociação de acordos comerciais. A ALADI tem uma série de acordos comerciais em vigor, que visam reduzir as tarifas e as barreiras comerciais entre os países membros.

Um dos acordos mais importantes da ALADI é o Acordo de Montevidéu de 1980, que estabeleceu as bases para a criação do bloco. O acordo prevê a redução progressiva das tarifas aduaneiras entre os países membros, além de outras medidas para promover o comércio e a integração econômica.

Além do Acordo de Montevidéu, a ALADI tem uma série de outros acordos comerciais em vigor. Um exemplo é o Acordo de Complementação Econômica nº 18, que estabelece a livre circulação de bens entre os países membros. Outro exemplo é o Acordo de Complementação Econômica nº 59, que estabelece a livre circulação de serviços entre os países membros.

For more information, please click the button below.

Cooperação em outras áreas

Além dos acordos comerciais, a ALADI tem trabalhado para promover a cooperação entre os países membros em outras áreas. Um exemplo é a cooperação em agricultura, que tem como objetivo estimular a produção e o comércio de alimentos entre os países membros.

Outra área de cooperação é a energia. A ALADI tem trabalhado para promover a integração energética entre os países membros, por meio da promoção do comércio de energia e da construção de infraestrutura energética regional.

A cooperação em transporte também é uma área importante para a ALADI. A organização tem trabalhado para promover a integração dos sistemas de transporte dos países membros, por meio da construção de infraestrutura regional e da harmonização das regulamentações de transporte.

Desafios para a ALADI

Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, a ALADI enfrenta uma série de desafios para promover a integração econômica, política e social entre os países membros.

Um dos principais desafios é a diversidade econômica dos países membros. Os países da ALADI têm níveis diferentes de desenvolvimento econômico, o que dificulta a harmonização das políticas econômicas e a promoção do comércio entre os países.

Outro desafio é a competição com outros blocos regionais. A ALADI enfrenta a concorrência de outros blocos regionais, como o Mercosul e a Aliança do Pacífico, que têm atraído investimentos e promovido o comércio entre os países membros.

Conclusão

A ALADI é uma organização regional importante que tem trabalhado para promover a integração econômica, política e social entre os países da América Latina e do Caribe. A organização tem uma série de acordos comerciais em vigor e tem trabalhado para promover a cooperação em áreas como agricultura, energia e transporte. No entanto, a ALADI enfrenta uma série de desafios para promover a integração entre os países membros, incluindo a diversidade econômica dos países e a concorrência com outros blocos regionais.

FAQs

1. Quantos países são membros da ALADI?

A ALADI tem 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Panamá.

2. A ALADI tem algum programa de cooperação em educação?

Sim, a ALADI tem um programa de cooperação em educação que tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes e professores entre os países membros.

3. Qual é o papel da ALADI na promoção da integração energética?

A ALADI tem trabalhado para promover a integração energética entre os países membros, por meio da promoção do comércio de energia e da construção de infraestrutura energética regional.

Related video of o que tem sido feito pelo bloco aladi

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait