O Que Significa Vívido No Hino Nacional?

Reza July 6, 2022
Senado Federal Quem aí sabe cantar o Hino Nacional sem... Facebook

O hino nacional brasileiro é uma das músicas mais conhecidas do país. Quando cantamos o hino, uma das palavras que mais se destaca em sua letra é “vívido”. Mas o que significa essa palavra no contexto do hino nacional brasileiro?

Significado de “vívido”

De acordo com o dicionário, “vívido” é um adjetivo que significa “muito vivo, claro, intenso”. Ou seja, é uma palavra utilizada para descrever algo que é muito forte e intenso.

No hino nacional brasileiro, a palavra “vívido” está presente logo no início, na primeira estrofe:

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

O trecho “E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante” se refere ao momento em que o príncipe regente Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação a Portugal, às margens do rio Ipiranga.

Assim, a palavra “vívido” é utilizada para descrever a intensidade daquele momento histórico, em que a Liberdade brilhou no céu da Pátria em raios fúlgidos.

Contexto histórico

Para entender melhor o significado de “vívido” no hino nacional, é importante conhecer o contexto histórico em que o hino foi criado.

For more information, please click the button below.

O hino nacional brasileiro foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909, em meio a um clima de patriotismo e exaltação à nação brasileira. Na época, o Brasil passava por um processo de modernização e desenvolvimento, com a construção de novas estradas de ferro, a chegada do telefone e da eletricidade, entre outras transformações.

Além disso, o país estava em um momento de consolidação da República, após a queda da monarquia em 1889. O hino nacional foi criado como uma forma de exaltar a nação brasileira e seus valores, como a Liberdade e a Independência.

Assim, a palavra “vívido” no hino nacional representa a intensidade e a força daquele momento histórico, em que o Brasil se tornou uma nação independente e livre.

Outras interpretações

Além do significado histórico, a palavra “vívido” no hino nacional também pode ter outras interpretações.

Por exemplo, algumas pessoas interpretam a palavra “vívido” como uma referência à natureza exuberante do Brasil, com suas cores vibrantes e paisagens deslumbrantes. Nesse sentido, a palavra “vívido” seria uma forma de descrever a beleza do país.

Outra interpretação possível é que a palavra “vívido” seja uma referência à energia e ao entusiasmo do povo brasileiro. Ao cantar o hino nacional, os brasileiros demonstram seu amor e patriotismo pela nação, em um gesto de união e solidariedade.

Conclusão

Em resumo, a palavra “vívido” no hino nacional brasileiro representa a intensidade e a força daquele momento histórico em que o Brasil se tornou uma nação independente e livre. Além disso, a palavra pode ter outras interpretações, como uma referência à natureza exuberante do país ou ao entusiasmo do povo brasileiro.

FAQs

1. Quem compôs o hino nacional brasileiro?

O hino nacional brasileiro foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909.

2. Em que contexto histórico o hino nacional brasileiro foi criado?

O hino nacional brasileiro foi criado em 1909, em meio a um clima de patriotismo e exaltação à nação brasileira. Na época, o Brasil passava por um processo de modernização e desenvolvimento, com a construção de novas estradas de ferro, a chegada do telefone e da eletricidade, entre outras transformações.

3. Qual é o significado de “vívido” no dicionário?

No dicionário, “vívido” é um adjetivo que significa “muito vivo, claro, intenso”. Ou seja, é uma palavra utilizada para descrever algo que é muito forte e intenso.

Related video of o que significa vívido no hino nacional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait