O Que Significa Ramo De Atuação Da Concedente

Reza August 17, 2021
MEI precisa declarar Imposto de Renda Pessoa Física? Blog do IR Bot

O ramo de atuação da concedente é um termo utilizado em contratos e licitações, que se refere à área de negócio em que a empresa que concede um contrato ou licitação está envolvida. É importante entender esse termo, pois ele pode influenciar na escolha da empresa que irá receber a concessão.

Concedente e concessionária

Antes de entender o significado de ramo de atuação da concedente, é importante entender os termos concedente e concessionária. Concedente é a empresa ou órgão governamental que concede um contrato ou licitação para outra empresa, chamada concessionária. A concessionária é a empresa que recebe a concessão e assume a responsabilidade de executar o contrato ou licitação.

Ramo de atuação da concedente

O ramo de atuação da concedente se refere à área de negócio em que a empresa que concede a licitação ou contrato está envolvida. Por exemplo, se a empresa concedente atua no ramo de construção civil, é provável que ela conceda contratos ou licitações para empresas do mesmo ramo.

Isso acontece porque a empresa concedente tem conhecimento e experiência na área em que atua, o que a torna capaz de avaliar a qualidade e eficiência das empresas que atuam no mesmo ramo. Além disso, ao conceder contratos ou licitações para empresas do mesmo ramo, a concedente pode garantir que o projeto será executado com mais eficiência e qualidade, já que a concessionária tem conhecimento do setor.

Importância do ramo de atuação da concedente

O ramo de atuação da concedente é importante porque pode influenciar na escolha da empresa que irá receber a concessão. Se a empresa que está concorrendo a uma licitação ou contrato não atua no mesmo ramo que a concedente, é provável que ela tenha menos chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa não tem experiência na área em que o projeto será executado.

Por outro lado, se a empresa que está concorrendo a uma licitação ou contrato atua no mesmo ramo que a concedente, ela tem mais chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa tem conhecimento e experiência na área em que o projeto será executado.

For more information, please click the button below.

Exemplo prático

Para entender melhor o significado de ramo de atuação da concedente, vamos imaginar um exemplo prático. Suponha que uma empresa governamental que atua no ramo de construção civil está buscando uma empresa para construir uma escola em uma determinada região.

Nesse caso, é provável que a empresa concedente escolha uma empresa que atue no ramo de construção civil, já que essa empresa tem conhecimento e experiência na área. Além disso, a empresa pode ter mais facilidade em avaliar a qualidade e eficiência da empresa que atua no mesmo ramo.

Por outro lado, se a empresa que está concorrendo à licitação não atua no ramo de construção civil, é provável que ela tenha menos chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa não tem experiência na área e pode não executar o projeto com eficiência e qualidade.

Conclusão

O ramo de atuação da concedente é um termo importante em contratos e licitações, que se refere à área de negócio em que a empresa que concede um contrato ou licitação está envolvida. É importante entender esse termo, pois ele pode influenciar na escolha da empresa que irá receber a concessão. Se a empresa que está concorrendo a uma licitação ou contrato atua no mesmo ramo que a concedente, ela tem mais chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa tem conhecimento e experiência na área em que o projeto será executado.

FAQs

1. Por que o ramo de atuação da concedente é importante em licitações?

O ramo de atuação da concedente é importante em licitações porque pode influenciar na escolha da empresa que irá receber a concessão. Se a empresa que está concorrendo a uma licitação não atua no mesmo ramo que a concedente, é provável que ela tenha menos chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa não tem experiência na área em que o projeto será executado.

2. Como saber o ramo de atuação da concedente em uma licitação?

Para saber o ramo de atuação da concedente em uma licitação, é preciso verificar o edital da licitação ou contrato. Geralmente, o edital traz informações sobre a empresa concedente, incluindo a área de negócio em que ela atua.

3. A empresa que atua em outro ramo pode participar de uma licitação?

Sim, a empresa que atua em outro ramo pode participar de uma licitação. No entanto, é importante lembrar que se a empresa não atua no mesmo ramo que a concedente, ela pode ter menos chances de ser escolhida, já que a concedente pode considerar que a empresa não tem experiência na área em que o projeto será executado.

Related video of o que significa ramo de atuação da concedente

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait