O Que Significa Emitida Liberação De Parcela Do Seguro-Desemprego?

Reza September 8, 2021
DUARTE CONTÁBIL NOVOS VALORES PARA O SEGURO DESEMPREGO 2018

Ao perder o emprego, o trabalhador pode ter direito ao seguro-desemprego, um benefício que garante uma renda temporária para ajudar na busca por uma nova oportunidade de trabalho. O seguro-desemprego é pago em parcelas mensais, de acordo com o tempo de trabalho registrado em carteira, e pode ser solicitado até cinco vezes ao longo da vida profissional.

A expressão “emitida liberação de parcela do seguro-desemprego” significa que uma das parcelas do benefício foi liberada para pagamento ao trabalhador. A liberação da parcela ocorre após o trabalhador fazer a solicitação do benefício e cumprir os requisitos exigidos pela legislação.

Como funciona o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa. O valor do benefício varia de acordo com a média salarial dos últimos três meses trabalhados e pode ser pago em até cinco parcelas, de acordo com o tempo de trabalho registrado em carteira. Os prazos para solicitar o seguro-desemprego e para receber as parcelas também variam de acordo com o tempo de trabalho. Veja abaixo:

  • Para ter direito ao seguro-desemprego pela primeira vez, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses;
  • Para ter direito ao seguro-desemprego pela segunda vez, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses;
  • Para ter direito ao seguro-desemprego pela terceira vez ou mais, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 6 meses nos últimos 12 meses.

Após a solicitação do benefício, o trabalhador deve aguardar a análise do pedido pelo Ministério da Economia. Se o pedido for aprovado, o trabalhador receberá a primeira parcela do seguro-desemprego em até 30 dias após a liberação da solicitação. As demais parcelas são pagas mensalmente. É importante lembrar que o trabalhador desempregado deve continuar buscando uma nova oportunidade de trabalho enquanto recebe o benefício.

Como saber se a liberação da parcela do seguro-desemprego foi emitida?

Para saber se a liberação da parcela do seguro-desemprego foi emitida, o trabalhador pode consultar a situação do benefício no site do Ministério da Economia ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Na consulta, é possível ver as parcelas liberadas e as próximas datas de pagamento.

O que fazer se a liberação da parcela do seguro-desemprego não foi emitida?

Se a liberação da parcela do seguro-desemprego não foi emitida dentro do prazo estabelecido, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério da Economia para verificar o motivo do atraso e buscar uma solução para o problema. O contato pode ser feito pelo telefone 158 ou pelo site do Ministério da Economia.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A expressão “emitida liberação de parcela do seguro-desemprego” significa que uma das parcelas do benefício foi liberada para pagamento ao trabalhador. O seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa e pode ser solicitado até cinco vezes ao longo da vida profissional. É importante lembrar que o trabalhador desempregado deve continuar buscando uma nova oportunidade de trabalho enquanto recebe o benefício.

FAQs

1. Quem tem direito ao seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa e que preenchem os requisitos exigidos pela legislação.

2. Como solicitar o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego pode ser solicitado pela internet, pelo site do Ministério da Economia, ou presencialmente, em um posto de atendimento do Ministério do Trabalho. É necessário apresentar alguns documentos, como a carteira de trabalho, o termo de rescisão do contrato de trabalho e o requerimento do seguro-desemprego.

3. Qual é o valor do seguro-desemprego?

O valor do seguro-desemprego varia de acordo com a média salarial dos últimos três meses trabalhados e pode ser pago em até cinco parcelas, de acordo com o tempo de trabalho registrado em carteira.

Related video of o que significa emitida liberação de parcela do seguro-desemprego

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait