O Que Significa Embarcar Em Canoa Furada?

Reza February 28, 2022
A canoa furada do BNDES Blog do Juca Kfouri UOL

Embarcar em canoa furada é uma expressão popular utilizada para descrever quando alguém se envolve em uma situação ou projeto que tem poucas chances de sucesso ou que já está fadado ao fracasso. É como se a pessoa estivesse embarcando em uma canoa que já possui um furo e está prestes a afundar.

Origem da expressão

A origem da expressão “embarcar em canoa furada” é incerta, mas existem algumas teorias. Uma delas é que a expressão surgiu durante a época das navegações, quando as canoas eram usadas como meio de transporte para se chegar aos navios que estavam ancorados em alto mar. Algumas dessas canoas eram feitas de madeira podre e já tinham furos, o que tornava a viagem perigosa e arriscada.

Outra teoria é que a expressão tem origem no mundo do circo. Na época em que os circos eram itinerantes, os artistas viajavam em caravanas e muitas vezes precisavam atravessar rios e lagos. Para isso, usavam canoas improvisadas que muitas vezes eram furadas e colocavam em risco a vida de todos.

Exemplos de uso

Alguns exemplos de como a expressão “embarcar em canoa furada” pode ser utilizada:

  • Ele está investindo todas as economias em uma empresa falida, está embarcando em uma canoa furada.
  • Não é bom você se envolver com aquela pessoa, ela é um problema, você vai estar embarcando em uma canoa furada.
  • Se você aceitar essa proposta de trabalho, estará embarcando em uma canoa furada, a empresa já está falida.

Conclusão

Embarcar em canoa furada é uma expressão popular que significa se envolver em uma situação ou projeto que tem poucas chances de sucesso ou que já está fadado ao fracasso. A origem da expressão é incerta, mas existem algumas teorias que relacionam a expressão com a época das navegações ou com o mundo do circo. O importante é saber identificar quando estamos prestes a embarcar em uma canoa furada e evitar situações que possam colocar em risco nossas vidas ou nossos objetivos.

FAQs

O que fazer se já estou embarcando em uma canoa furada?

O primeiro passo é identificar a situação em que você se encontra e avaliar se é possível tomar alguma atitude para mudar o curso dos acontecimentos. Se não for possível, o melhor a fazer é abandonar o projeto ou a situação antes que ela se torne ainda mais prejudicial para você.

For more information, please click the button below.

Como evitar embarcar em uma canoa furada?

Para evitar embarcar em uma canoa furada é importante avaliar bem as situações e projetos antes de se envolver. Faça uma pesquisa sobre a empresa ou a pessoa com quem você está se relacionando, avalie os riscos e as chances de sucesso antes de tomar uma decisão. Além disso, é importante ouvir a opinião de outras pessoas, como amigos e familiares, antes de se envolver em algo que possa colocar em risco sua vida ou seus objetivos.

Qual é a diferença entre embarcar em uma canoa furada e correr riscos?

Embarcar em uma canoa furada significa se envolver em uma situação ou projeto que já está fadado ao fracasso, enquanto correr riscos significa se envolver em uma situação que pode ter um resultado positivo ou negativo. É importante correr riscos na vida, pois isso pode nos levar a novas oportunidades e experiências, mas é importante saber avaliar os riscos antes de tomar uma decisão.

Related video of o que significa embarcasse em canoa furada

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait