O Que Significa Decorrido Prazo De Inss?

Reza May 11, 2021
Prazos do Inss qual o próximo passo depois de decorrido o prazo

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia federal brasileira responsável por administrar a Previdência Social no país. O INSS tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros proteção social, por meio do pagamento de benefícios previdenciários.

Quando se fala em decorrido prazo de INSS, estamos nos referindo ao tempo que uma pessoa tem para requerer um benefício previdenciário após ter preenchido os requisitos necessários para tanto.

Como funciona o prazo do INSS?

O prazo do INSS é o limite de tempo que uma pessoa tem para solicitar um benefício previdenciário após ter preenchido os requisitos necessários para tanto. Esse prazo é estabelecido por lei e varia de acordo com o tipo de benefício que se pretende requerer.

Por exemplo, no caso da aposentadoria por idade, o prazo para requerer o benefício é de até cinco anos após ter completado a idade mínima exigida e ter cumprido o tempo de contribuição necessário. Já no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, o prazo é de até dez anos após ter completado o tempo mínimo de contribuição exigido.

É importante ressaltar que o prazo começa a contar a partir do dia seguinte à data em que a pessoa completou os requisitos para o benefício. Ou seja, se uma pessoa completou o tempo de contribuição necessário para se aposentar em 01/01/2010, o prazo para requerer o benefício começará a contar a partir de 02/01/2010.

O que acontece se o prazo do INSS for decorrido?

Se o prazo do INSS for decorrido, a pessoa perde o direito ao benefício previdenciário. Isso significa que, mesmo que tenha preenchido os requisitos para o benefício, ela não poderá mais requerê-lo, pois o prazo estabelecido por lei já terá expirado.

For more information, please click the button below.

No entanto, é importante ressaltar que, em alguns casos, é possível solicitar a revisão do prazo do INSS, desde que sejam apresentados os documentos e as justificativas necessárias para tal.

Como solicitar a revisão do prazo do INSS?

Para solicitar a revisão do prazo do INSS, é necessário apresentar os documentos e as justificativas que comprovem a impossibilidade de cumprir o prazo estabelecido por lei.

Entre os documentos que podem ser apresentados estão:

  • Atestados médicos;
  • Declarações de órgãos públicos;
  • Documentos que comprovem a impossibilidade de acesso à internet;
  • Comprovantes de endereço.

Além disso, é importante apresentar uma justificativa detalhada e fundamentada para a solicitação da revisão do prazo do INSS.

A solicitação deve ser feita diretamente ao INSS, por meio do seu site na internet, pelo telefone 135 ou em uma agência da Previdência Social.

Conclusão

O prazo do INSS é o limite de tempo que uma pessoa tem para solicitar um benefício previdenciário após ter preenchido os requisitos necessários para tanto. Se o prazo for decorrido, a pessoa perde o direito ao benefício. No entanto, em alguns casos, é possível solicitar a revisão do prazo, desde que sejam apresentados os documentos e as justificativas necessárias para tal.

FAQs

1. Qual é o prazo para requerer aposentadoria por idade?

O prazo para requerer aposentadoria por idade é de até cinco anos após ter completado a idade mínima exigida e ter cumprido o tempo de contribuição necessário.

2. É possível solicitar a revisão do prazo do INSS?

Sim, é possível solicitar a revisão do prazo do INSS, desde que sejam apresentados os documentos e as justificativas necessárias para tal.

3. Como solicitar a revisão do prazo do INSS?

A solicitação deve ser feita diretamente ao INSS, por meio do seu site na internet, pelo telefone 135 ou em uma agência da Previdência Social.

Related video of o que significa decorrido prazo de inss

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait