O Que Significa Bem-Aventurado Na Bíblia?

Reza October 26, 2021
Pin em anunciame

Bem-aventurado é uma palavra que aparece frequentemente na Bíblia, especialmente nos Salmos e no Sermão da Montanha, em Mateus 5-7. A palavra vem do latim beatus, que significa feliz, abençoado ou afortunado. Na Bíblia, bem-aventurado é usado para descrever aqueles que são abençoados por Deus e que experimentam a plenitude da vida em comunhão com Ele.

Bem-aventurado no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, a palavra hebraica para bem-aventurado é ashre, que significa feliz ou abençoado. Os Salmos usam frequentemente essa palavra para descrever a felicidade e a bênção que vem de estar em comunhão com Deus. Por exemplo, o Salmo 1 começa com as palavras “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmo 1:1). Esse salmo descreve a felicidade e a bênção que vem de seguir a lei de Deus e meditar nela dia e noite.

O Salmo 32 é outro exemplo de como a palavra bem-aventurado é usada no Antigo Testamento. O Salmo começa com as palavras “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.” (Salmo 32:1). Esse salmo descreve a felicidade e a bênção que vem do perdão de Deus e da confissão dos nossos pecados.

Bem-aventurado no Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra grega para bem-aventurado é makarios, que também significa feliz, abençoado ou afortunado. Jesus usou essa palavra várias vezes no Sermão da Montanha para descrever aqueles que são abençoados por Deus. Por exemplo, Jesus começa o Sermão da Montanha dizendo “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5:3). Esse versículo descreve a felicidade e a bênção que vem da humildade e da dependência de Deus.

Outro exemplo do uso da palavra bem-aventurado no Novo Testamento é encontrado em Mateus 5:6, onde Jesus diz “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” Esse versículo descreve a felicidade e a bênção que vem da busca pela justiça de Deus e da obediência à sua vontade.

Bem-aventurado e as características do cristão

No Sermão da Montanha, Jesus usa a palavra bem-aventurado para descrever as características daqueles que são abençoados por Deus. Essas características incluem:

For more information, please click the button below.
  • Humildade (Mateus 5:3)
  • Mansidão (Mateus 5:5)
  • Luto pelos pecados (Mateus 5:4)
  • Fome e sede de justiça (Mateus 5:6)
  • Misericórdia (Mateus 5:7)
  • Pureza de coração (Mateus 5:8)
  • Pacificação (Mateus 5:9)
  • Perseguição por causa da justiça (Mateus 5:10-12)

Essas características descrevem a vida do cristão que segue a vontade de Deus. Aqueles que são abençoados por Deus são aqueles que buscam viver em obediência à sua vontade e que experimentam a plenitude da vida em comunhão com Ele.

Conclusão

Bem-aventurado é uma palavra que descreve a felicidade e a bênção que vem de estar em comunhão com Deus. No Antigo Testamento, a palavra hebraica para bem-aventurado é ashre, enquanto no Novo Testamento, a palavra grega é makarios. Jesus usou a palavra bem-aventurado no Sermão da Montanha para descrever as características daqueles que são abençoados por Deus, incluindo humildade, mansidão, luto pelos pecados, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza de coração, pacificação e perseguição por causa da justiça.

FAQs:

1. Qual é a diferença entre bem-aventurado e feliz?

Bem-aventurado e feliz são palavras que têm significados semelhantes, mas que podem ser usadas em diferentes contextos. Bem-aventurado é uma palavra que é usada na Bíblia para descrever a felicidade e a bênção que vem de estar em comunhão com Deus. Feliz, por outro lado, é uma palavra mais geral que descreve um estado de alegria ou satisfação. Enquanto a felicidade pode ser um estado temporário ou baseado em circunstâncias externas, a bem-aventurança é um estado mais profundo que vem da relação com Deus.

2. Todas as pessoas que seguem a vontade de Deus são bem-aventuradas?

Nem todas as pessoas que seguem a vontade de Deus experimentam a plenitude da bem-aventurança. A bem-aventurança vem da relação com Deus, e nem todas as pessoas que seguem a vontade de Deus têm uma relação profunda com Ele. Aqueles que são verdadeiramente bem-aventurados são aqueles que buscam viver em obediência à vontade de Deus e que experimentam a plenitude da vida em comunhão com Ele.

3. Como posso experimentar a bem-aventurança?

Para experimentar a bem-aventurança, é necessário ter uma relação profunda com Deus. Isso envolve buscar a vontade de Deus em todas as áreas da vida e viver em obediência a ela. Também envolve confessar os pecados e buscar o perdão de Deus. Além disso, é importante ter uma vida de oração e meditação na Palavra de Deus, buscando crescer na fé e no conhecimento de Deus. Quando vivemos em comunhão com Deus dessa forma, experimentamos a plenitude da bem-aventurança em nossas vidas.

Related video of o que significa bem aventurado na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait