O Que São Verbos De Elocução?

Reza March 28, 2022
Elocução Dicio, Dicionário Online de Português

Os verbos de elocução são aqueles que indicam a fala, a expressão verbal de quem fala. Eles são aqueles verbos que indicam uma ação relacionada à fala ou à comunicação oral, indicando a maneira como as palavras são ditas. Eles são muito importantes na língua portuguesa e em outras línguas, pois ajudam a dar mais expressividade e ênfase às palavras ditas.

Classificação dos verbos de elocução

Os verbos de elocução podem ser classificados em três categorias:

  • de dizer: são aqueles que indicam uma fala direta, como “dizer”, “falar”, “gritar”, “sussurrar”, “pedir”, “exigir”, “perguntar”, “responder”, “afirmar”, “negar”, entre outros.
  • de pensar: são aqueles que indicam o pensamento ou os pensamentos do falante, como “pensar”, “acreditar”, “achar”, “imaginar”, “supor”, “crer”, “duvidar”, entre outros.
  • de sentir: são aqueles que indicam uma emoção ou sentimento relacionados à fala, como “sentir”, “gostar”, “odiar”, “querer”, “esperar”, “temer”, “alegrar-se”, “entristecer-se”, “preocupar-se”, entre outros.

Exemplos de verbos de elocução

Confira abaixo alguns exemplos de verbos de elocução:

  • De dizer: “Diga-me a verdade”, “Fale mais alto, por favor”, “Gritei de raiva”, “Sussurrei no ouvido dela”, “Pediu que eu o ajudasse”, “Exigiu respeito”, “Perguntou se eu estava bem”, “Respondeu que não sabia”, “Afirmou que estava certo”, “Negou que tivesse feito aquilo”.
  • De pensar: “Acho que ele não vem”, “Imagino que ela não goste de mim”, “Creio que é verdade”, “Duvido que ele faça isso”, “Pensei em desistir”, “Suponho que ele esteja ocupado”, “Acreditava que era possível”, “Esperava que ele chegasse”, “Temia que algo desse errado”.
  • De sentir: “Sinto muito por sua perda”, “Gosto de música clássica”, “Odeio acordar cedo”, “Quero muito viajar”, “Espero conseguir o trabalho”, “Alegrei-me com a notícia”, “Entristeci-me com a partida dela”, “Preocupo-me com o futuro”, “Temia pelo pior”.

Uso dos verbos de elocução

Os verbos de elocução são muito importantes para dar mais emoção e expressividade à fala, de forma que possam transmitir melhor a mensagem que se quer passar. Eles são muito utilizados em diálogos, discursos, entrevistas, debates, entre outros contextos em que a fala é essencial. Além disso, eles também podem ser usados na escrita, como em diálogos de livros, roteiros de filmes e peças teatrais, por exemplo.

Exemplos de uso dos verbos de elocução

Confira abaixo alguns exemplos de uso dos verbos de elocução:

  • De dizer: “Eu te amo”, disse ele com um sorriso nos lábios. “Fale mais devagar, por favor”, pediu ela. “Não grite comigo!”, exclamou a criança. “Sussurrei-lhe ao ouvido que a amava”, confessou ele. “Exijo respeito!”, disse o chefe. “Perguntei-lhe se estava tudo bem”, contou ela. “Respondeu que não sabia o que fazer”, explicou ele. “Afirmei que estava certo, mas ele não quis me ouvir”, lamentou-se ela. “Negou que tivesse feito aquilo, mas eu sabia que era mentira”, afirmou ele.
  • De pensar: “Acho que você está certo”, concordou ela. “Imagino que ela vá gostar do presente”, disse ele. “Creio que é possível fazer isso”, afirmou ela. “Duvido que ele tenha coragem de fazer isso”, disse ele. “Pensei em desistir, mas decidi continuar”, contou ela. “Suponho que ele esteja ocupado”, disse ela. “Acreditava que era possível vencer”, disse ele. “Esperava que ele chegasse logo”, disse ela. “Temia que algo desse errado, mas deu tudo certo no final”, contou ele.
  • De sentir: “Sinto muito por sua perda”, disse ela, abraçando-o. “Gosto de música clássica, e você?”, perguntou ele. “Odeio acordar cedo, mas é preciso”, lamentou ela. “Quero muito viajar pelo mundo”, disse ele, sonhando. “Espero conseguir o trabalho dos meus sonhos”, disse ela, confiante. “Alegrei-me com a notícia boa”, contou ele, feliz. “Entristeci-me com a partida dela, mas sei que é o melhor para ela”, disse ela, emocionada. “Preocupo-me com o futuro do planeta”, disse ele, preocupado. “Temia pelo pior, mas felizmente não aconteceu nada grave”, contou ela, aliviada.

Conclusão

Os verbos de elocução são muito importantes para a língua portuguesa e para outras línguas, pois ajudam a dar mais expressividade e ênfase às palavras ditas. Eles indicam a fala, a expressão verbal de quem fala, e podem ser classificados em três categorias: de dizer, de pensar e de sentir. Eles são muito utilizados em diálogos, discursos, entrevistas, debates, entre outros contextos em que a fala é essencial, e também podem ser usados na escrita, como em diálogos de livros, roteiros de filmes e peças teatrais, por exemplo.

For more information, please click the button below.

FAQs

O que são verbos?

Os verbos são uma classe de palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Eles são muito importantes na língua portuguesa e em outras línguas, pois ajudam a dar sentido e estrutura às frases.

Quantos tipos de verbos existem?

Existem vários tipos de verbos, como os verbos regulares e irregulares, os verbos transitivos e intransitivos, os verbos auxiliares e modais, entre outros.

Qual a importância dos verbos de elocução?

Os verbos de elocução são muito importantes para dar mais emoção e expressividade à fala, de forma que possam transmitir melhor a mensagem que se quer passar. Eles são muito utilizados em diálogos, discursos, entrevistas, debates, entre outros contextos em que a fala é essencial.

Related video of o que são verbos de elocução

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait