O Que São Plexos Nervosos?

Reza October 16, 2021
Autonomic Nervous System Chakras & corresponding Plexuses Spreading

Os plexos nervosos são uma rede de nervos entrelaçados que se originam a partir dos ramos anteriores dos nervos espinhais. Eles são formados por uma rede de fibras nervosas que se conectam para formar uma rede complexa de nervos em diferentes partes do corpo.

Existem quatro principais plexos nervosos no corpo humano:

Plexo Cervical

O plexo cervical é formado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais C1 a C4. Ele inerva a pele da cabeça, pescoço, ombros e parte superior do peito. Além disso, ele fornece inervação para os músculos do pescoço e ombro, bem como para o diafragma.

Plexo Braquial

O plexo braquial é formado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais C5 a T1. É responsável pela inervação do braço, antebraço e mão. Ele também fornece inervação para os músculos do ombro e pescoço.

Plexo Lombar

O plexo lombar é formado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais L1 a L4. Ele inerva a pelve, as coxas, os quadris e os joelhos. Além disso, ele fornece inervação para os músculos das pernas e pés.

Plexo Sacral

O plexo sacral é formado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais L4 a S4. Ele inerva a região glútea, as pernas, os pés e os órgãos genitais. Além disso, ele fornece inervação para os músculos das pernas e pés.

For more information, please click the button below.

Como os Plexos Nervosos Funcionam?

Os plexos nervosos funcionam como uma rede de comunicação entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Eles permitem que os impulsos nervosos sejam transmitidos de um nervo para outro, o que permite o controle dos músculos e a detecção de estímulos sensoriais.

Por exemplo, quando você toca em uma superfície quente, os receptores sensoriais em sua pele enviam um sinal através dos nervos periféricos para o plexo nervoso correspondente. Esse sinal é então transmitido para o SNC, que interpreta a informação e envia um sinal de volta para os músculos, fazendo com que você retire sua mão da superfície quente.

Qual é a Importância dos Plexos Nervosos?

Os plexos nervosos são importantes porque permitem que o corpo controle a maioria de suas funções motoras e sensoriais. Eles são responsáveis pela inervação de praticamente todas as partes do corpo, permitindo que o cérebro controle o movimento muscular, a detecção de estímulos sensoriais e a regulação dos órgãos internos.

Além disso, os plexos nervosos são vitais para a sobrevivência do corpo. Sem eles, o corpo não seria capaz de responder a estímulos sensoriais, mover-se ou realizar funções essenciais, como respirar e digerir alimentos.

Conclusão

Os plexos nervosos são uma rede complexa de fibras nervosas que desempenham um papel vital no controle das funções motoras e sensoriais do corpo humano. Eles permitem que o corpo responda a estímulos sensoriais, mova-se e realize funções essenciais, como respirar e digerir alimentos. Sem os plexos nervosos, o corpo seria incapaz de realizar suas funções básicas e sobreviver.

FAQs

1. Quais são os sintomas de danos nos plexos nervosos?

Os sintomas de danos nos plexos nervosos podem incluir dor, fraqueza muscular, formigamento, dormência e perda de sensação.

2. Como os danos nos plexos nervosos são tratados?

O tratamento para danos nos plexos nervosos depende da causa e da gravidade do dano. Os tratamentos podem incluir fisioterapia, medicamentos para aliviar a dor e, em casos graves, cirurgia.

3. Os plexos nervosos podem se regenerar após danos?

Sim, os plexos nervosos têm a capacidade de se regenerar após danos. No entanto, a regeneração pode ser lenta e pode não ser completamente eficaz em alguns casos.

Related video of o que são plexos nervosos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait