O Que São Os Veadinhos Azuis No Vocabulário Arqueológico Brasileiro?

Reza July 3, 2021
Cyanoloxia brissonii Azulão « Ornithos Birding Brazil

Os veadinhos azuis, também conhecidos como cervídeos azuis, são uma espécie de cervídeo extinta que habitou a região do Brasil durante o período Pleistoceno, entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos atrás. Eles eram animais de pequeno porte, com cerca de 50 a 70 cm de altura e pesavam cerca de 10 kg.

Origem do nome

O nome “veadinho azul” vem do fato de que os restos fósseis desses animais foram encontrados em depósitos de argila azulada no estado de São Paulo. Além disso, a coloração azulada da argila é atribuída à presença de minerais como o manganês, que pode ter contribuído para a preservação dos ossos desses animais.

Descoberta

Os primeiros fósseis de veadinhos azuis foram descobertos na década de 1950 pelo paleontólogo francês Pierre Anker, que trabalhava na região de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Desde então, foram encontrados fósseis desses animais em diversos locais do Brasil, incluindo o estado do Paraná e a região Nordeste.

Importância para a arqueologia

Os veadinhos azuis são importantes para a arqueologia porque são considerados um indicador do clima e dos ambientes do passado. A presença desses animais em uma determinada região pode indicar que ela era uma área de cerrado ou de floresta, por exemplo. Além disso, esses animais podem fornecer informações sobre a evolução dos cervídeos na América do Sul.

Extinção

Ainda não está claro o motivo da extinção dos veadinhos azuis, mas acredita-se que a mudança do clima e a chegada dos primeiros humanos à América do Sul possam ter contribuído para a sua extinção. Estudos indicam que a região onde esses animais habitavam passou por mudanças significativas no clima durante o período em que eles viveram, o que pode ter afetado a disponibilidade de alimentos e o habitat desses animais. Além disso, a caça praticada pelos primeiros humanos que chegaram à América do Sul pode ter sido um fator determinante para a sua extinção.

Conclusão

Os veadinhos azuis são uma espécie de cervídeo extinta que habitou a região do Brasil durante o período Pleistoceno. Eles são importantes para a arqueologia porque fornecem informações sobre o clima e os ambientes do passado, além de contribuir para o estudo da evolução dos cervídeos na América do Sul. Ainda não se sabe ao certo o motivo da extinção desses animais, mas acredita-se que a mudança do clima e a chegada dos primeiros humanos à América do Sul possam ter contribuído para a sua extinção.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Os veadinhos azuis eram animais comuns na região do Brasil?

Não, os veadinhos azuis eram animais raros durante o período Pleistoceno e a sua distribuição geográfica era limitada.

2. Existem outros animais extintos que são importantes para a arqueologia?

Sim, existem diversas espécies de animais extintos que são importantes para a arqueologia, como os tigres-dente-de-sabre, os mamutes e os gliptodontes.

3. Como os fósseis dos veadinhos azuis são preservados?

Os fósseis dos veadinhos azuis são preservados em depósitos de argila azulada, que podem conter minerais como o manganês, que contribuem para a preservação dos ossos desses animais.

Related video of o que são os veadinhos azuis no vocabulário arqueológico brasileiro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait