O Que São Ângulos Correspondentes?

Reza December 21, 2022
Ângulos correspondentes Escola Educação

Ângulos correspondentes são ângulos que possuem a mesma posição relativa em figuras geométricas congruentes ou em figuras geométricas semelhantes. Eles são formados pela intersecção de duas retas paralelas cortadas por uma transversal.

Definição

Ângulos correspondentes consistem em um par de ângulos que possuem a mesma posição relativa em figuras geométricas congruentes ou semelhantes. Esses ângulos são formados pela intersecção de duas retas paralelas cortadas por uma transversal.

Para entender melhor essa definição, é necessário entender o que são figuras geométricas congruentes e figuras geométricas semelhantes.

Figuras Geométricas Congruentes

Figuras geométricas congruentes são aquelas que possuem a mesma forma e tamanho. Elas podem ser sobrepostas exatamente uma na outra sem que haja distorção ou perda de informação. Por exemplo, dois triângulos são congruentes se possuem os mesmos lados e ângulos.

Figuras Geométricas Semelhantes

Figuras geométricas semelhantes são aquelas que possuem a mesma forma, mas não necessariamente o mesmo tamanho. Elas podem ser ampliadas ou reduzidas proporcionalmente sem que haja perda de informação. Por exemplo, dois triângulos são semelhantes se possuem os mesmos ângulos, mas seus lados são proporcionais.

Intersecção de Retas Paralelas por uma Transversal

Quando duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, são formados oito ângulos. Esses ângulos podem ser agrupados em quatro pares de ângulos correspondentes. Cada par de ângulos correspondentes é formado por dois ângulos que possuem a mesma posição relativa em relação às retas paralelas e à transversal.

For more information, please click the button below.

Os pares de ângulos correspondentes são:

  • Ângulos alternos internos
  • Ângulos alternos externos
  • Ângulos internos do mesmo lado
  • Ângulos correspondentes

Ângulos Alternos Internos

Ângulos alternos internos são formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal. Eles são opostos aos lados da transversal e internos às retas paralelas. Por exemplo:

Ângulos Alternos Internos

No exemplo acima, os ângulos 1 e 5, e os ângulos 2 e 6 são ângulos alternos internos.

Ângulos Alternos Externos

Ângulos alternos externos são formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal. Eles são opostos aos lados da transversal e externos às retas paralelas. Por exemplo:

Ângulos Alternos Externos

No exemplo acima, os ângulos 1 e 8, e os ângulos 2 e 7 são ângulos alternos externos.

Ângulos Internos do Mesmo Lado

Ângulos internos do mesmo lado são formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal. Eles estão do mesmo lado da transversal e internos às retas paralelas. Por exemplo:

Ângulos Internos do Mesmo Lado

No exemplo acima, os ângulos 3 e 5, e os ângulos 4 e 6 são ângulos internos do mesmo lado.

Ângulos Correspondentes

Ângulos correspondentes são formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal. Eles estão do mesmo lado da transversal e são internos às retas paralelas. Por exemplo:

Ângulos Correspondentes

No exemplo acima, os ângulos 1 e 5, e os ângulos 2 e 6 são ângulos correspondentes.

Propriedades dos Ângulos Correspondentes

Os ângulos correspondentes têm algumas propriedades importantes, como:

  • Ângulos correspondentes são congruentes entre si.
  • Se dois ângulos são congruentes, então eles são correspondentes.
  • Se dois pares de ângulos correspondentes são congruentes, então as retas cortadas pela transversal são paralelas.

Ângulos Correspondentes são Congruentes entre Si

Os ângulos correspondentes possuem a mesma medida em figuras geométricas congruentes ou semelhantes. Isso significa que se dois ângulos correspondentes são congruentes, então eles têm a mesma medida.

Por exemplo, considere a figura abaixo:

Ângulos Correspondentes Congruentes

No exemplo acima, os ângulos a e e são congruentes, assim como os ângulos b e f, e os ângulos c e g. Isso ocorre porque a figura é congruente.

Se Dois Ângulos são Congruentes, Então Eles são Correspondentes

Se dois ângulos são congruentes, isso significa que eles possuem a mesma medida. Como os ângulos correspondentes possuem a mesma medida em figuras geométricas congruentes ou semelhantes, isso significa que dois ângulos congruentes são correspondentes.

Por exemplo, considere a figura abaixo:

Ângulos Congruentes Correspondentes

No exemplo acima, os ângulos a e c são congruentes, assim como os ângulos b e d. Isso ocorre porque eles são correspondentes.

Se Dois Pares de Ângulos Correspondentes são Congruentes, Então as Retas Cortadas pela Transversal são Paralelas

Se dois pares de ângulos correspondentes são congruentes, isso significa que eles possuem a mesma medida. Isso só é possível se as retas cortadas pela transversal são paralelas. Essa é uma propriedade importante dos ângulos correspondentes.

Por exemplo, considere a figura abaixo:

Ângulos Correspondentes Paralelas

No exemplo acima, os ângulos a e e são congruentes, assim como os ângulos b e f. Isso ocorre porque as retas cortadas pela transversal são paralelas.

Conclusão

Ângulos correspondentes são uma parte importante da geometria. Eles são formados pela intersecção de duas retas paralelas cortadas por uma transversal e possuem a mesma posição relativa em figuras geométricas congruentes ou semelhantes. Os ângulos correspondentes são divididos em quatro pares: ângulos alternos internos, ângulos alternos externos, ângulos internos do mesmo lado e ângulos correspondentes. E

Related video of o que sao angulos correspondentes

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait