O Que Os Pré-Socráticos Buscavam Saber

Reza April 23, 2021
FilosofiaAFP Período présocráticos

Os pré-socráticos foram filósofos que viveram na Grécia Antiga antes de Sócrates, por volta do século VI a.C. Eles buscavam entender o mundo e a natureza a partir da observação e reflexão, e suas teorias influenciaram o pensamento filosófico ocidental por séculos. Neste artigo, vamos explorar o que os pré-socráticos buscavam saber em suas investigações filosóficas.

1. A origem e natureza do mundo

Os pré-socráticos se preocupavam em entender a origem e natureza do mundo. Eles buscavam explicar a criação do universo e a relação entre os seres humanos e a natureza. Essa busca levou a diversas teorias e especulações, algumas das quais ainda são discutidas hoje em dia.

Entre os filósofos pré-socráticos, Tales de Mileto foi um dos primeiros a tentar explicar a origem do mundo. Ele acreditava que a água era o princípio básico de todas as coisas, e que tudo o que existe é formado a partir dela. Outros filósofos, como Anaximandro e Anaxímenes, propuseram teorias semelhantes, mas com elementos diferentes, como o ar ou o indefinido, respectivamente.

Heráclito de Éfeso, por sua vez, acreditava que tudo está em constante mudança, e que o universo é governado por um princípio chamado “logos”. Parmênides de Eleia, por outro lado, defendia que o mundo é imutável e que a mudança é uma ilusão. Essas são apenas algumas das teorias propostas pelos pré-socráticos para explicar a origem e natureza do mundo.

2. A natureza da realidade

Além de tentar entender a origem e natureza do mundo, os pré-socráticos também buscavam compreender a natureza da realidade. Eles se perguntavam se o mundo que percebemos com nossos sentidos é real, ou se há uma realidade oculta por trás do mundo aparente.

Para Parmênides, por exemplo, a realidade é imutável e eterna, e a mudança que observamos é apenas uma ilusão. Já Empédocles acreditava que a realidade é composta por quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo, que se combinam e se separam para formar todas as coisas que existem.

For more information, please click the button below.

Outros filósofos pré-socráticos, como Demócrito e Leucipo, propuseram a teoria dos átomos, que são as unidades básicas da matéria. Eles acreditavam que tudo o que existe é formado por átomos em constante movimento, e que a realidade é composta por essas partículas invisíveis.

3. A existência e natureza dos deuses

Os pré-socráticos também se perguntaram sobre a existência e natureza dos deuses. Eles buscavam compreender a relação entre os seres humanos e os deuses, e se havia uma força divina que governava o universo.

Xenófanes, por exemplo, acreditava que os deuses são fruto da imaginação humana, e que não há uma verdadeira divindade. Já Anaximandro defendia que há uma força divina que governa o universo, mas que não é possível conhecê-la diretamente.

Pitágoras, por sua vez, acreditava na existência de deuses, mas que eles eram seres incorpóreos e eternos, que habitavam o mundo das ideias. Essas foram algumas das teorias propostas pelos pré-socráticos em relação aos deuses.

4. A ética e moralidade

Por fim, os pré-socráticos também se preocuparam com questões éticas e morais. Eles se perguntavam qual era o papel do ser humano no mundo, e como deveríamos viver a vida.

Para Pitágoras, por exemplo, a vida tinha um propósito divino, e nosso papel era buscar a sabedoria e a harmonia com o universo. Já Anaximandro defendia que devemos buscar a justiça e evitar o excesso, para não desequilibrar a ordem natural das coisas.

Essas são algumas das questões que os pré-socráticos buscavam responder em suas investigações filosóficas. Suas teorias influenciaram o pensamento filosófico ocidental por séculos, e ainda são discutidas e estudadas hoje em dia.

Conclusão

Os pré-socráticos foram filósofos que viveram na Grécia Antiga antes de Sócrates, e buscavam entender o mundo e a natureza a partir da observação e reflexão. Eles se preocupavam em entender a origem e natureza do mundo, a natureza da realidade, a existência e natureza dos deuses, e questões éticas e morais.

As teorias propostas pelos pré-socráticos influenciaram o pensamento filosófico ocidental por séculos, e ainda são discutidas e estudadas hoje em dia. Eles foram os pioneiros da filosofia ocidental, e suas investigações filosóficas lançaram as bases para o desenvolvimento da filosofia como a conhecemos hoje.

FAQs

1. O que é filosofia pré-socrática?

A filosofia pré-socrática é o período da história da filosofia que antecedeu Sócrates, e que se concentrou na investigação da natureza e do mundo a partir da observação e reflexão. Os filósofos pré-socráticos buscavam entender a origem e natureza do mundo, a natureza da realidade, a existência e natureza dos deuses, e questões éticas e morais.

2. Quem foram os principais filósofos pré-socráticos?

Entre os principais filósofos pré-socráticos estão Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eleia, Empédocles, Demócrito, Leucipo, Xenófanes e Pitágoras.

3. Como as teorias dos pré-socráticos influenciaram a filosofia ocidental?

As teorias dos pré-socráticos influenciaram a filosofia ocidental por séculos, e ainda são discutidas e estudadas hoje em dia. Suas investigações filosóficas lançaram as bases para o desenvolvimento da filosofia como a conhecemos hoje, e suas teorias sobre a natureza e o mundo ainda são relevantes para o pensamento filosófico contemporâneo.

Related video of o que os pré socráticos buscavam saber

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait