O Que Faz Um Fato Virar Uma Notícia Ou Reportagem?

Reza October 21, 2021
Facebook

Na era das redes sociais, é comum vermos diversas informações circulando na internet. Algumas dessas informações são tão impactantes que acabam se tornando notícias ou reportagens. Mas afinal, o que faz um fato virar uma notícia ou reportagem?

Definição de Notícia e Reportagem

Antes de entendermos o que faz um fato virar uma notícia ou reportagem, é importante compreendermos a definição desses termos.

A notícia é uma informação atual e relevante que é divulgada pelos meios de comunicação. Ela tem como objetivo informar as pessoas sobre os acontecimentos que estão ocorrendo no mundo.

Já a reportagem é uma forma de jornalismo que busca aprofundar a notícia. Ela é uma cobertura mais detalhada de um evento ou acontecimento, apresentando diferentes pontos de vista e opiniões.

Fatores que Fazem um Fato Virar uma Notícia ou Reportagem

Existem diversos fatores que podem fazer uma informação se tornar uma notícia ou reportagem. Confira alguns deles:

Relevância

Um fato é considerado relevante quando ele tem algum tipo de impacto ou consequência para a sociedade. Por exemplo, um acidente de avião com muitos mortos é considerado relevante porque afeta muitas pessoas e pode gerar mudanças na indústria da aviação.

For more information, please click the button below.

Novidade

A novidade é um fator muito importante para que uma informação se torne notícia. Afinal, as pessoas estão sempre em busca de informações novas e interessantes. Por isso, fatos inéditos ou que acabaram de acontecer costumam chamar mais a atenção.

Proximidade

Quando um fato acontece perto de nós, ele acaba se tornando mais relevante. Por exemplo, se um acidente de carro acontece na rua em que moramos, é natural que tenhamos mais interesse na notícia e queira saber mais detalhes.

Conflito

O conflito é outro fator que pode fazer uma informação virar notícia. Quando há um confronto entre pessoas ou grupos, isso pode gerar interesse do público e acabar se tornando uma notícia relevante.

Interesse Público

Um fato que afeta muitas pessoas ou que gera polêmica também pode ser considerado de interesse público. Por exemplo, uma nova lei que afeta os direitos dos trabalhadores pode gerar grande interesse e se tornar uma notícia relevante.

Processo de Seleção de Notícias

Nem todas as informações que chegam aos meios de comunicação se tornam notícias ou reportagens. Isso porque existe um processo de seleção que é feito pelos jornalistas para decidir quais informações são relevantes e merecem ser divulgadas.

Esse processo de seleção leva em consideração diversos fatores, como a importância da informação, a veracidade dos fatos, a fonte da informação, entre outros. Além disso, os jornalistas também precisam avaliar se a notícia é relevante para o público que eles atendem.

Depois de selecionar as notícias, os jornalistas precisam escrever as matérias de forma clara e objetiva, apresentando os fatos de maneira imparcial e sem fazer julgamentos.

Conclusão

Em resumo, a relevância, a novidade, a proximidade, o conflito e o interesse público são alguns dos fatores que podem fazer um fato virar uma notícia ou reportagem. No entanto, é importante lembrar que nem todas as informações se tornam notícias, pois existe um processo de seleção feito pelos jornalistas para decidir quais informações são relevantes e merecem ser divulgadas.

FAQ

1. Por que algumas notícias são mais impactantes do que outras?

Algumas notícias são mais impactantes do que outras porque elas afetam mais pessoas ou porque geram mudanças significativas na sociedade. Além disso, a forma como a notícia é apresentada pelos meios de comunicação também pode influenciar o impacto que ela causa.

2. Como os jornalistas escolhem as fontes das informações?

Os jornalistas escolhem as fontes das informações com base na credibilidade e na expertise da pessoa ou instituição. Eles também precisam avaliar se a fonte tem algum tipo de interesse ou envolvimento no assunto que está sendo noticiado.

3. Por que é importante que as notícias sejam imparciais?

As notícias devem ser imparciais para garantir que o público tenha acesso a informações claras e objetivas. Quando os jornalistas fazem julgamentos ou apresentam apenas um lado da história, eles podem influenciar a opinião do público e comprometer a credibilidade da notícia.

Related video of o que faz um fato virar uma notícia ou reportagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait