O Que É Vpm No Exame De Sangue?

Reza September 14, 2022
Ferritin blood test Definition, normal ranges, and treatment

O VPM é um dos parâmetros avaliados no hemograma, exame de sangue que analisa as células do sangue, como as hemácias, leucócitos e plaquetas. VPM significa Volume Plaquetário Médio, que é um valor que indica o tamanho médio das plaquetas presentes no sangue.

Por que o VPM é importante?

O VPM é importante porque pode ajudar no diagnóstico de algumas doenças e condições de saúde. Por exemplo:

  • Quando o VPM está elevado, pode ser um sinal de que há um processo inflamatório no organismo ou de que há uma maior produção de plaquetas, como ocorre em casos de infecções, inflamações crônicas, anemia ferropriva, doenças autoimunes, entre outras;
  • Quando o VPM está baixo, pode indicar que há uma diminuição da produção de plaquetas, como ocorre em casos de doenças da medula óssea, como a aplasia medular, ou de deficiências nutricionais;
  • O VPM também pode ser usado para monitorar o tratamento de algumas doenças, como a trombocitopenia imune, que é uma doença em que o sistema imunológico ataca as plaquetas do próprio organismo.

Como é feita a análise do VPM?

A análise do VPM é feita a partir de uma amostra de sangue, que é colhida por meio de uma agulha inserida em uma veia do braço. O sangue coletado é enviado para um laboratório de análises clínicas, onde é realizada a contagem das plaquetas e o cálculo do VPM.

O valor de referência do VPM pode variar de acordo com o laboratório que realiza o exame, mas geralmente fica entre 7,5 e 11,5 fL (fentolitros).

O que pode influenciar no resultado do VPM?

Alguns fatores podem influenciar no resultado do VPM, como:

  • O uso de medicamentos, como aspirina, anticoagulantes e quimioterápicos;
  • A presença de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes;
  • A alimentação, principalmente em relação à ingestão de ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
  • O estilo de vida, como o consumo de álcool e tabaco.

Conclusão

O VPM é um parâmetro importante do hemograma, que indica o tamanho médio das plaquetas presentes no sangue. Esse valor pode ser útil no diagnóstico e no monitoramento de algumas doenças e condições de saúde. É importante ressaltar que o resultado do VPM pode ser influenciado por diversos fatores, e que a análise deve ser sempre feita por um profissional de saúde qualificado.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que pode causar um VPM elevado?

Um VPM elevado pode ser causado por processos inflamatórios, infecções, anemia ferropriva, doenças autoimunes, entre outras condições de saúde.

2. O que pode causar um VPM baixo?

Um VPM baixo pode indicar uma diminuição da produção de plaquetas, como ocorre em casos de doenças da medula óssea ou de deficiências nutricionais.

3. É preciso fazer algum preparo específico para o exame de hemograma?

Geralmente não é necessário fazer nenhum preparo específico para o exame de hemograma. No entanto, é importante informar o médico sobre quaisquer medicamentos que esteja utilizando ou doenças que esteja tratando.

Related video of o que é vpm no exame de sangue

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait